Buscar

Há inconstitucionalidade no Termo Circunstanciado confeccionado por policial militar?

💡 4 Respostas

User badge image

Jefferson Donizetti Oliveira

Essa questão deverá ser decidida pelo STF na ADI 5637, que foi distribuída ao Ministro Fachin no final de dezembro do ano passado, pondo fim a uma dispusta que se arrasta desde meados de 2013. Em outra oportunidade, a Corte Constitucionla já decidiu que a lavratura de TC pela PM violou dispositivos de Constituições Estaduais, como foi este caso:

"

A Suprema Corte confirmou o entendimento de que a atribuição de polícia judiciária compete à Polícia Civil, devendo o Termo Circunstanciado ser por ela lavrado, sob pena de usurpação de função pela Polícia Militar.

 

Essa decisão foi proferida pelo ministro Luiz Fux nos autos do Recurso Extraordinário 702617 do Amazonas. Esse entendimento reafirma a decisão proferida pelo Pleno da Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.614, que teve como relatora a ministra Cármen Lúcia.

 

O Recurso Extraordinário decorre da ADI ajuizada pelo Procurador Geral de Justiça do Amazonas, no Tribunal do Estado, cujo objeto é o inciso VIII, § 3º, da Lei 3.514/2010, que prevê a possibilidade da Polícia Militar, no âmbito de sua jurisdição, confeccionar Termo Circunstanciado de Ocorrência. O Procurador assegurou que o disposto contido no mencionado inciso viola a Constituição Estadual. Sustentou ainda que, ao atribuir à Polícia Militar a elaboração de Termo Circunstanciado, invadiu a esfera de competência da Polícia Civil."

4
Dislike0
User badge image

Jardel Luciano

Agradeço pela colaboração, Jefferson!
Esmagadora parcela da doutrina e da jurisprudência consideram que se trate mesmo de usurpação de função. No entanto, a parêmia de Mark Twain nos obriga a refletir um pouco mais. A mim também me parecia óbvia a vedação, porém, a partir da reflexão ofertada pelo Prof. Renato Brasileiro (2016), passei também a me questionar, pelo pouco que sei e estudei sobre o assunto. De acordo com o eminente penalista:

A despeito da posição majoritária da doutrina, preferimos entender que, em razão da baixa complexidade da peça, nada impede que sua lavratura fique a cargo da Polícia Militar. Na expressão autoridade policial constante do caput do art. 69 da Lei nº 9.099/95 estão compreendidos todos os órgãos encarregados da segurança pública, na forma do art. 144 da Constituição Federal, aí incluídos não apenas as polícias federal e civil, com função institucional de polícia investigativa da União e dos Estados, respectivamente, como também a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal e as polícias militares. O art. 69, caput, da Lei nº 9.099/95, refere-se, portanto, a todos os órgãos encarregados pela Constituição Federal da defesa da segurança pública, para que exerçam plenamente sua função de restabelecer a ordem e garantir a boa execução da administração, bem como do mandamento constitucional de preservação da ordem pública. Somente essa interpretação está de acordo com os princípios da celeridade e da informalidade. Afinal, não faz sentido que o policial militar se veja obrigado a se deslocar até o distrito policial para que o delegado de polícia subscreva o termo ou lavre outro idêntico, até porque se trata de peça meramente informativa, cujos eventuais vícios em nada anulam o procedimento judicial. (LIMA, 2016, [s. p.]). 

Ademais disso, em 2008, o STF foi instado a se posicionar, por ocasião da ADI 2862, a qual foi arquivada, por se tratar de matéria infraconstitucional (art. 69, da Lei 9.099/95). Na oportunidade, os Ministros César Peluso Carlos Ayres Britto se posicionaram favoravelmente à lavratura de TC por policiais militares, por entenderem que se trata de atividade típica de polícia ostensiva e não de ato de investigação.

A questão não se prende, de modo pueril, à lida processual penal. Pelo contrário, à luz do art. 144, da CF, é preciso revisitar os estudos de Direito Administrativo (Poder de polícia), bem como os conceitos (funções) mais propalados que compreendidos de "polícia administrativa, judiciária e investigativa".

Mais uma vez, muito obrigado pelos apontamentos ofertados e pelo interesse em proporcionar um debate tão profícuo.  

1
Dislike0
User badge image

Anderson Nascimento Costa

Boa tarde Jardel Luciano, parabenizando-o pela grande contribuição com tamanha riqueza de argumentos sobre o tema, se me permite a participação neste diálogo, venho acrescentar a informação sobre o tema exposto, a PMMG, possui já no sistema de confecção de do REDS - Registro de Eventos de Defesa Social, uma plataforma para preenchimento dos TC, aguardando apenas a reunião em 17 de fevereiro, Comandante HELBERT FIGUEIRó DE LOURDES, CORONEL PM COMANDANTE-GERAL com o Exmº Senhor Presidente do TJMG para alinhamento institucional e formulação de diretrizes operacionais.

Foi emitido o seguinte informativo:

 

Prezados policias militares,

 

Na data de 06Fev17, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e o Corregedor Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, reportando-se à Lei Estadual nº 22.257, de 27 de julho de 2016, expediram o Aviso Conjunto Nº 02/PR/2017, destinado aos magistrados mineiros, reconhecendo a competência da Polícia Militar de Minas Gerais para lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

 

O mencionado documento prevê que os TCOs relativos a infrações de menor potencial ofensivo, lavrados por policiais militares, com respaldo na regra do art. 191 da Lei estadual nº 22.257, de 27 de julho de 2016, poderão ser registrados, autuados e distribuídos perante o juízo competente.

 

A lavratura do TCO pelo policial militar surge como uma importantíssima ferramenta que trará inúmeros benefícios à comunidade mineira, uma vez que tornará o atendimento de ocorrências mais ágil e, por conseguinte, permitirá a liberação do nosso efetivo para realização da atividade preventiva.

 

Espero ter contribuído de alguma forma a esclarecer o assunto retromencionado.

 

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais