Buscar

Qual a relação jurídica de direito público?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

O processo só se estabelece plenamente com a participação de três sujeitos principais: Estado, autor e réu. Gera o processo uma relação jurídica trilateral que vincula os sujeitos da lide e o juiz, todos à procura de uma solução para o conflito de interesses estabelecido em torno da pretensão de direito material de um dos litigantes e da resistência do outro.
1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

As relações jurídicas de Direito Público caracterizam-se pela desigualdade entre as partes. Nelas, os interesses do Estado estão acima dos interesses dos particulares. No Direito Público, as normas são imperativas para assegurar a proteção dos interesses do Estado.

Com relação ao sujeito, considera-se sempre que o Estado faz parte da relação jurídica. Com relação ao interesse envolvido, se for interesse de caráter estatal/social fará parte do direito público. Assim, essas relações podem envolver normas de direito constitucional, administrativo, processual, tributário, penal e eleitoral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais