Buscar

Explique duas diferenças e duas semelhanças entre a síntese e degradação de glicogênio e amido.

💡 2 Respostas

User badge image

MARIELSON OLIVEIRA

umas das diferenças básicas é que o  glicogênio basicamente por  ser constituido de tecido adiposo( os adipócitos que são as células ) produzem leptina que um hormonio que induz a fome, então por exemplo na gravidez é normal que a mulher passa por peíodos de sensação de muita fome.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que na degradação do glicogênio se dá a retirada repetida de unidades de glicose a partir das extremidades não redutoras (uma das extremidades da cadeia principal e o final das ramificações) pela enzima glicogênio fosforilase. Ao quebrar as ligações glicosídicas (do tipo alfa 1-4) a enzima adiciona um fosfato à molécula.


O faz, no entanto, na posição C1, após o que age a enzima fosfo-glicomutase para a conversão de glicose-1-P em glicose-6-P. Portanto, quando a glicose que entra na via glicolítica deriva do glicogênio, as reações já iniciam a partir de Glicose-6-P.


Já o amido, formado pela fotossíntese a partir de dióxido de carbono (CO2) e água, é constituído essencialmente pela mistura de dois polissacarídeos: a amilose e a amilopectina. A primeira delas é um polímero linear, com cerca de 200 moléculas de glicose em sua estrutura; a segunda, composta por mais de mil moléculas de glicose, é um polímero altamente ramificado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais