Buscar

um exemplo de inibição enzimatica não competitiva?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Sabemos que a inibição enzimática é a redução da velocidade de uma reação enzimática provocada por uma molécula. As moléculas que provocam essa ação inibitória são chamadas de inibidores e podem ser tanto constituintes da própria célula como podem ser substâncias estranhas a ela.


Na inibição enzimatica não competitiva, a substância inibidora pode ligar-se tanto à enzima quanto ao complexo enzima-substrato, mas num sítio de ligação diferente. Nesse caso, a ligação do inibidor com a enzima não atrapalha a ligação do substrato, mas gera uma alteração que impede a formação do produto da reação.


Um inibidor não competitivo pode se combinar com a enzima livre ou com o complexo ES, interferindo na ação de ambos. Esses inibidores ligam-se a um sítio da enzima diferente do sítio ativo, muitas vezes ocasionando deformação da mesma de forma que ela não forme o complexo ES na velocidade usual e, uma vez formado, ele não se desdobra na velocidade normal para originar o produto.

Fonte:

https://www.infoescola.com/biologia/inibicao-enzimatica/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/inibicao-enzimatica/56533

1
Dislike0
User badge image

Juliany Cavalheiro

Muitas enzimas contêm grupos sulfidrila (-SH) ou grupos ácidos como parte de seus sítios ativos. Qualquer elemento químico que reaja com estes grupos atuam como inibidores não competitivos. Metais pesados como Ag+, Hg2+, Pb2+ têm forte afinidade por grupos SH.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais