Buscar

Me de exemplos de Coercibilidade , Perfeitas , mais que perfeitas , menos que perfeitas e imperfeitas !

💡 2 Respostas

User badge image

Fernando Scherer

Ao contrário das demais normas sociais, a norma jurídica se caracteriza pela COERCIBILIDADE, ou seja, pela possibilidade de a conduta transgresora sofrer coerção, isso é, repressão, uso da força, desconheço essa caracterização que pediu.

Mas já falando sobre SANÇÃO, eis que a norma jurídica é geralmente acompanhada de sanção, ou seja, de medidas estabelecidas pelo direito como consequência da desobediência a um imperativo legal. Em função da sanção a norma pode ser:
- PERFEITA> É a norma que estabelece sanção específica;
- IMPERFEITA> É a norma que estabelece deveres sem estabelecer uma sanção a ser observada no caso de sua inobservância;
- MAIS QUE PERFEITA> São as leis que estabelecem sanção de gravidade excessiva.
- MENOS QUE PERFEITA> Quando o descumprimento da norma é combatido apenas com a sanção (penalidade).

Espero ter ajudado!! Abraços. 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

São 4 as classificações das normas quanto à sanção:

  • mais que perfeitas;
  • perfeitas;
  • menos que perfeitas; e
  • imperfeitas. 

As normas mais que perfeitas estabelecem, na perinorma, uma punição e uma nulidade para o ato praticado. Um exemplo é a proibição de uma pessoa casada casar-se novamente. Essa pessoa será punida por bigamia e seu novo casamento será considerado nulo.

As normas perfeitas são aquelas que apenas restabelecem a situação anterior, abalada pelo agente que praticou um ato ilícito. Portanto, estabelecem apenas uma nulidade como consequência, na perinorma. Um exemplo é a anulação de um contrato assinado por menor que venha a trazer prejuízos a seu patrimônio, inexistindo punição a tal menor.

Normas menos que perfeitas trazem apenas uma punição para a pessoa que pratica o ato, mas não o anulam. Podemos exemplificar citando uma pessoa que se case após tornar-se viúvo, sem completar o processo de inventário e partilha dos bens do primeiro casamento. Ela será punida ao ser obrigada a adotar o regime da separação total de bens no segundo casamento, o qual será válido.

As normas imperfeitas, curiosamente, não apresentam nem punição nem nulidade, não possuindo uma perinorma. Um exemplo é a norma jurídica que obriga a pagar dívidas de jogo ou dívidas prescritas. Não há qualquer sanção para a pessoa que não as pague. Porém, uma vez que forem pagas, não poderão ser restituídas, pois somente deve ser restituído aquilo que se paga indevidamente.

Fontes:

https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6343

https://introducaoaodireito.info/wp/33-norma-juridica-classificacao/

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais