Buscar

29) Considerando que uma proteína é rica nos aminoácidos prolina e valina, esta proteína será classificada como fibrosa ou globular?

29) Considerando que uma proteína é rica nos aminoácidos prolina e valina, esta proteína será classificada como fibrosa ou globular? E se ela for rica nos aminoácidos lisina, histidina e asparagina?

💡 2 Respostas

User badge image

Karolaine Viana

Se for rica em prolina e valina, é uma proteína fibrosa, já que estes aminoácidos constituem estrutura de tecidos. Se for rica em lisina, histidina e asparagina é globular, por ter função mais reguladora, como por exemplo a produção de anticorpos e de prevenção de lesões.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Proteínas são grandes biomoléculas , ou macromoléculas , consistindo de uma ou mais cadeias longas de resíduos de aminoácidos . As proteínas desempenham um vasto conjunto de funções dentro dos organismos , inclusive catalisando reações metabólicas , replicação do DNA , respondendo a estímulos e transportando moléculas de um local para outro.


Sendo rica em prolina e valina, ela será uma proteína fibrosa. As proteínas fibrosas são geralmente compostas de filamentos longos e estreitos e têm um papel estrutural. Abaixo podemos ver o formato dessa proteína:


Apesar disso, se a proteína for rica em aminoácidos, será uma proteína globular.  As proteínas globulares geralmente têm uma forma mais compacta e arredondada e têm papéis funcionais. Abaixo podemos ver o formato dessa proteína:

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais