Buscar

Quem consegue responder essa questão de Mecânica dos Sólidos?

        Em uma seção tranversal qualquer, com tensão distribuida linearmente e perpendicularmente a toda a seção, como posso provar, matématicamente e físicamente, que a componente unitária da tenção distribuida por área, está localizada no centro geometrico da seção transversal em questão?

💡 2 Respostas

User badge image

Savino Bucco

Se a placa for homogenea seria possível provar através da "teoria do centro de gravidade" e pelo centroíde. De maneira simploria seria a subdivisão da seção, em N áreas menores e podendo-se provar matematicamente que a soma dos momentos nas N seções seriam iguais a aplicação de uma força unitária no centro geometrico. Resumindo, dá uma olhada nos conceitos de centro de gravidade e centróide.

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Uma carga quando é aplicada exerce uma força sobre a estrutura. Esta carga pode ser concentrada ou distribuída. A diferença é: a carga concentrada aplica uma força apenas em um ponto, já a carga distribuída aplica várias forças ao longo da estrutura. Veja a representação abaixo:

Carga Concentrada e Carga Distribuída 01

 

Carga Concentrada e Carga Distribuída 02

Sobre a barra existem várias forças aplicadas, essas forças caracteriza um carregamento W ao logo de toda estrutura. A diferença é que: na carga concentrada a barra recebe força em apenas um ponto e, na carga distribuída a barra recebe força em vários pontos.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais