Buscar

Súmulas, Orientações Jurisprudenciais e Precedentes Normativos do TST?

Súmulas, Orientações Jurisprudenciais e Precedentes Normativos do TST?

Alguém, por gentileza, tem um PDF explicando sobre o que é Súmulas, Orientações Jurisprudenciais e Precedentes Normativos do TST?
Estou fazendo um trabalho e preciso alencar diferenças destes, mas não consegui muitas informações, estou perdida nesse assunto.

Se puderem mandar link ou me enviar, agradeço

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Macieira

http://www.tst.jus.br/web/guest/jurisprudencia

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite, a súmula nada mais é do que "a condensação de série de acórdãos, do mesmo tribunal, que adotem idêntica interpretação de preceito jurídico em tese, sem caráter obrigatório, mas persuasivo".

São pronunciamentos proferidos pelos Tribunais, baseados em decisões reiteradas, que delimitam o entendimento e interpretação das leis sobre determinada matéria.

Da mesma forma funcionam as orientações jurisprudenciais. A diferença é que estas existem apenas na Justiça do Trabalho, e possuem maior dinamismo. 

Enquanto a súmula exige critérios como a repetição de certa quantidade de decisões por determinado tempo, a Orientação Jurisprudencial tem tramitação menos rígida. Além disso, uma vez consolidada, a Súmula, para ser alterada ou cancelada, requer um processo mais aprofundado de discussão na Corte que lhe deu origem. Já a Orientação Jurisprudencial possui uma maior possibilidade de ser alterada ou cancelada, apesar de também passar por essa mesma reavaliação.

O precedente normativo é jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho em dissídios coletivos. Os precedentes, da mesma forma que as súmulas, são propostos pelos Ministros à Comissão de Jurisprudência do TST e tratam de temas que tenham sido suficientemente debatidos e decididos de maneira uniforme em várias ocasiões. Uma vez aprovados pelo Órgão Especial, passam a orientar as decisões em questões semelhantes, portanto tem a mesma força das súmulas e orientações jurisprudenciais.

Do ponto de vista prático, portanto, os três institutos possuem a mesma função, que é a de orientar decisões em questões semelhantes, de forma a estabelecer o entendimento do TST sobre determinadas matérias, com pequenas distinções entre elas.

Fonte:

https://perezz.jusbrasil.com.br/artigos/369461275/o-que-e-sumula-orientacao-jurisprudencial-e-precedente-normativo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais