Buscar

O que é cápsula de Bowman ? Qual sua função?

💡 4 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Essa estrutura é a parte final do néfron, e é responsável por receber o filtrado que sai dos capilares glomerulares.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A cápsula de Bowman consiste em uma camada interna (visceral) que envolve o glomérulo e a camada externa (parietal) que circunda o corpúsculo renal. Entre estas duas camadas é o espaço urinário onde a urina primária é produzida. A camada parietal é formada por epitélio escamoso simples. A camada visceral é formada por podócitos - células epiteliais com pedículos que envolvem os capilares glomerulares.


Pedículos de podócitos adjacentes interdigitados e espaços entre esses processos interdigitantes são cobertos por diafragma de fenda fina . Essas fendas de filtração são componentes da barreira de filtração paraultrafiltração do plasma sanguíneo e, portanto, para a produção de urina primária .


Os epitélios tubulares renais têm origem no glomérulo da cápsula de Bowman . O filtrado que entra na cápsula de Bowman flui em sequência pelos túbulos proximais, alça de Henle, túbulos distais, segmento de conexão e o ducto coletor. O filtrado entra no espaço medular renal, passa para o ureter e é armazenado na bexiga antes de sair do corpo como urina. Os túbulos renais e do trato urinário são revestidos com células epiteliais , de modo que o fluido tubular é funcionalmente fora do corpo.


Os segmentos tubulares são anatomicamente adjacentes ao suprimento vascular desse néfron. O aparelho justaglomerular é formado pelo glomérulo e pelo túbulo distal, que contém filtrado proveniente desse glomérulo. Este arranjo permite o controle de retroalimentação negativa da formação do filtrado glomerular no nível do néfron individual. Todos os glomérulos estão localizados no córtex renal.

0
Dislike0
User badge image

Gabrielli Canha

REDE CAPILAR DENTRO DA CAPSULA DE BOWMAN?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais