Buscar

Explique com o os rins conseguem influenciar no controle da pressão arterial.

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Os rins possuem uma região chamada de células justaglomerulares. Essas células conseguem sentir a quantidade de sódio no sangue. Elas respondem a uma menos quantidade de sódio ou diminuição da pressão liberando mais renina. Essa enzima inicia a cascata do sistema Renina-angiotensina-aldosterona, que resulta tanto em maior retenção de sódio quanto eu aumento de pressão.

1
Dislike0
User badge image

Giovanna Pimentel

Nos rins há o aparelho justaglomerular que possui as células justaglomerulares que ativam o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Esse sistema vai ser responsável pela manuntenção da homeostase de sódio e da hemodinâmica renal. Os grânulos das células justagromerulares contêm renina que é linerada para a corrente sanguínea. No sangue, a renina catalisa a hidrólise do angiotensinogênio para produzir angiotensina I. A ECA (enzima conversora de angiotensina) vai converter a angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II vai estimular a liberação e produção de aldosterona. A aldosterona vai aumentar a reabsorção de sódio e água ao mesmo tempo (através dos ductos coletores) e assim o volume sanguíneo e a pressão arterial aumentam.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O rim desempenha um papel central na regulação da pressão arterial. Um grande corpo de evidências experimentais e fisiológicas indica que o controle renal do volume extracelular e da pressão de perfusão renal estão intimamente envolvidos na manutenção da circulação arterial e da pressão arterial. A pressão de perfusão da artéria renal regula diretamente a excreção de sódio - um processo conhecido como pressão natriurese  e influencia a atividade de vários sistemas vasoativos, como o sistema renina-angiotensina-aldosterona. Como resultado, muitos pesquisadores argumentam que a identificação de qualquer aumento acentuado da pressão arterial requer a redefinição da relação entre a pressão arterial e a excreção urinária de sódio, que pode ocorrer por uma série de mecanismos sistêmicos ou locais.


A razão para a extrema potência desse mecanismo de controle de pressão é que ele nunca pára de funcionar até que a entrada e a saída de sal e volume de fluido cheguem a um estado exato de equilíbrio. Isso ocorre quando a linha de ingestão de sal e água, cruza a curva da função renal, que expressa a relação entre a pressão arterial e a saída de líquidos pelos rins.


Alguns dos fatores que tornam esse mecanismo de volume de fluido renal um excelente regulador de pressão são os seguintes: Uma vez que o mecanismo barorreceptor do controle de pressão tenha se adaptado, a pressão arterial sistêmica é muito afetada pelos níveis de volume de líquido extracelular e volume sangüíneo. Em segundo lugar, o mecanismo de autorregulação do fluxo sanguíneo aumenta ainda mais o efeito de pequenas mudanças no volume de fluido na pressão, aumentando a eficácia do sistema de controle de pressão pelo menos cinco vezes adicionais. Terceiro, o sistema renina-angiotensina também desempenha um papel importante no aumento da sensibilidade deste sistema de controle de pressão. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais