Buscar

qual a função da enzima Lipase no Metabolismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Lipase de maneira geral faz a quebra dos Triacilgliceróis. Seu papel geral é esse. Porém, no metabolismo, ela pode ser tanto atuante em uma perspectiva anabólica quanto catabólica.

 

Anabólica me refiro a seu papel no tecido adiposo, a isoenzima Lipase Lipoproteica, que quebra os TAG tanto dos quilomicrons quanto da VLDL para poder estocá-los no tecido adiposo. Ela é expressa pelo PPARgama e estimulada por insulina.

3
Dislike0
User badge image

Leo Furtado

Catabólica no papel presente tanto no músculo. No músculo ela está como Lipase Hormonio Sensível, e quebra os TAG intramusculares que aparecem, por exemplo, em atletas treinados para Endurance. No caso ela é transcrita pelo PPAR alfa. E responde a epinefrina

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a pergunta precisamos recordar os conceitos sobre o funcionamento do sistema digestivo, e quais enzimas participam deste processo. 


Lipase:  Lipase é uma enzima que cliva hidroliticamente um ânion de ácido graxo de um triglicerídeo ou fosfolipídio, ou seja, é responsável pela quebra e absorção de gorduras nos intestinos. A Lipase é uma enzima cuja suplementação pode ser benéfica nos casos de indigestão, doença celíaca, fibrose cística e doença de Crohn.

Propriedades:  Enzima necessária para a absorção e digestão de nutrientes nos intestinos, responsável pela quebra dos lipídeos, principalmente triglicérides, a Lipase permite ao corpo absorver alimentos mais facilmente, mantendo nutrientes em níveis adequados. No corpo humano, a Lipase é produzida principalmente no pâncreas, mas também é secretada pela boca e pelo estômago. A maior parte das pessoas produz quantidades suficientes de Lipase pancreática. O uso de suplemento de Lipase pode ser desejável nos casos de indigestão crônica.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais