Buscar

Uma ordem jurídica numa sociedade descentralizada?

Gostaria de saber conceitos

💡 2 Respostas

User badge image

Vitor De Vico

humm

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Como exemplo de uma sociedade descentralidade, temos a própria sociedade internacional. Nesse sentido, a ordem jurídica é descentralizada porque não há um Estado que detém o monopólio do uso da força e que possa, assim, subordinar as proposições minoritárias à vontade de uma maioria. Assim, não há um sistema de sanções, de penalidades.

Pode-se afirmar, portanto, que na sociedade internacional não há uma autoridade superior nem tampouco forças armadas que vão condicionar e impor um posicionamento sobre um território específico. Há uma organização horizontal entre os membros dessa sociedade internacional (os Estados-Nação membros) que entram em acordo acerca das normas, assim há a vigência do princípio da coordenação e do consentimento.  

Para além disso, a ordem jurídica em uma sociedade descentralizada não é hierarquizada, ou seja, é  análise política da situação que guia e induz a seleção da norma a ser aplicada ao caso concreto.

Na sociedade descentralizada, os Estados-membros não estão sujeitos à jurisdição de nenhuma corte. Na verdade, o Estado-membro somente fica sujeito a alguma decisão de alguma corte internacional se houver uma declaração de aquiescência, ou seja, de aceitação e subordinação a essa corte. Quando ocorre essa aquiescência e o Estado-membro for condenado, a sentença da Corte torna-se obrigatória e o não cumprimento das obrigações fixadas na sentença configura ato-ilícito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais