Buscar

A simples descrição dos fatos é suficiente para se elaborar o conhecimento científico?

💡 2 Respostas

User badge image

Veronica Sant Ana

Não.Porque ele é racional e objetivo,atém-se e transcende os fatos,é analítico,requer exatidão e clareza,é comunicável,verificável,sistemático e preditivo,explicativo e aberto,e depende de investigação metódica.Em suma,ele é produzido pela investigação científica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Com capacidade de organizar e interpretar os estímulos recebidos do mundo exterior, cuja organização é feita internamente no que chamamos de “experiências da vida”, o homem precisa ter essa experiência significativa para que se constitua verdadeiramente como tal, e isso permite que essa experiência seja relacionada com outras tantas.Podemos dizer, portanto, que para que a experiência seja efetiva, é necessário que seja objeto de reflexão, permitindo que dela sejam extraídos saberes práticos – como saber fazer algo – ou outros saberes como os teóricos, que são ligados à experiências de forma menos evidente.


Nesse contexto, o conhecimento vulgar, também conhecido como saber vulgar ou senso comum, refere-se ao nível mais básico de conhecimento que é constituído em nossas vidas. É um nível que baseia-se em observações ingênuas da realidade e está diretamente relacionado à solução de problemas práticos presentes no dia-a-dia. Além disso é encontrado em experiências subjetivas e pode ser adquirido com dados provenientes de experiências com socialização entre indivíduos, sendo essa uma das formas mais evidentes de influência de tradições e ideias de gerações anteriores.


Por sua vez, o conhecimento científico é uma continuação do senso comum, pois é por meio dele que se investe em pesquisas para comprovar ou desmentir fatos que são baseados no senso comum. A ciência passou a buscar seus próprios métodos, sem haver a reflexão filosófica, a partir do século XVII, durante a revolução científica, sendo este o método científico que conhecemos nos dias atuais. O procedimento cientifico, como mencionamos acima, tem início em um senso comum. A partir dele, é buscada a realidade e as relações universais e, nesse período, começou-se a dar mais valor à razão como um instrumento de conhecimento.


Portanto, a simples descrição dos fatos caracteriza o senso comum e não é suficiente para elaborar o conhecimento científico, visto que o mesmo investe em pesquisas.

Fonte: https://www.estudopratico.com.br/conhecimento-cientifico-e-senso-comum/. Acesso em 13 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais