Buscar

uma lei temporária ou excepcional retroage a favor do réu?

dúvida sobre retroagir

💡 5 Respostas

User badge image

Luíz Moura de Macena

As leis temporárias e excepcionais têm duas características que as distingues das demais, elas têm: ultratividade e autorrevogabilidade. Assim sendo, elas sempre alcançarão os fatos praticados durante sua vigência e serão revogadas quando cessadas as circunstâncias que as determinaram ou alcançado o prazo previsto de sua validade. Caso tais leis sejam mais benéficas elas alcançarão tanto os réus que estavam em "sub judice" e aqueles já estejam ao fim da sentença irrecorrível, quanto aqueles que praticarem as condutas durante o período que está "ativa" no ordenamento, mas se forem mais gravosas só produzirão resultados aos que infringirem suas prescrições, durante sua vigência

3
Dislike0
User badge image

Laerte Fidelis Dias

Apenas para colaborar, creio que a resposta que você quer ouvir seja - A lei excepcional ou temporário não retroage, mesmo para beneficiar o réu. Na verdade, como os colegas disseram, ela tem ultra-atividade o que é diferente.

Uma lei retroage quando, uma vez promulgada, opera efeitos para data anterior. Por exemplo, o porte de drogas foi despenalizado com a entrada em vigor da Lei 11.343/06, ou seja, quem estivesse preso por esse delito (outubro de 2006) foi colocado em liberdade porque a lei penal mais benéfica retroage.

A lei temporária ou excepcional funciona de modo diverso, quando ela deixar de existir no ordenamento jurídico, ela poderá falar para além de sua revogação, por exemplo a lei penal mais severa. A mesma Lei de Drogas aumento as penas para o crime de tráfico de drogas, mas aqueles que estavam presos e condenados pela lei revogada (antiga lei de drogas) permanecem sob seus efeitos (ultra-atividade).

Espero ter ajudado, mas leia sobre coisa julgada (segurança jurídica) que vai ajudar ainda mais em suas dúvidas.

3
Dislike0
User badge image

Fernando Scherer

Estudando o artigo 3º do Código Penal, na redação dada pela Lei 7.209, de 11 de julho de 1984: ¨A lei excepcional ou temporária , embora, decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.¨ Pelo visto, nada mudou ou mudaria.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais