Buscar

o fósforo forma dois fluoretos estáveis pf3 e pf5

A) utilizando a TLV mostre a formação desses fluoretos.

B) explique utilizando a TLV a formação do NF3. Existe a molecula NF5.

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

O fósforo forma dois fluoretos estáveis, PF3 e PF5, segundo a TLV, o número de orbitais híbridos requeridos por um átomo em uma molécula ou em um íon é determinado pela geometria dos pares de elétrons em torno desse átomo. Um orbital híbrido é necessário para cada ligação ou par de elétrons isolados no átomo central.

Distribuição eletrônica: P - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3

                                     N - 1s2 2s2 2p3

O fósforo, pode formar tanto moléculas como o PF3 e PF5, uma vez que o mesmo apresenta 9 orbitais disponíveis em sua terceira camada de elétrons, podendo sofrer hibridização do tipo sp3, sp3d ou sp3d2.

O mesmo não acontece com o nitrogênio! Para formar moléculas, como NF5, ele deveria sofrer hibridização sp3d, e isso não é possível pois o mesmo não possui orbitais disponíveis em sua segunda camada de elétrons. Assim, o nitrogênio poderá sofrer apenas hibridização sp3, o que possibilitaria a formação somente da molécula NF3.

5
Dislike0
User badge image

Pedro Lins

O fósforo tem acesso a orbitais d vazios, o que permite ele fazer algumas hibridações diferentes do nitrogênio.
O nitrogênio pode se hibridizar como, no máximo, sp3 e realizar uma ligação sigma com até três flúors, uma vez que um dos orbitais híbridos formados já está completamente preenchido.
O fósforo, por outro lado, pode se hibridizar como sp3d, utilizando um dos seus orbitais d da terceira camada. Sendo assim, ele forma cinco orbitais híbridos, cada um com um único elétron e portanto, pode realizar até cinco ligações sigma.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais