Buscar

Se um servidor federal acumular cargos ilicitamente,e comprovada má-fé, será demitido de ambos os cargos efetivos?

Lei 8.112/90

No Artigo 133, a Lei não especifica se o servidor será demitido de um só cargo ou de ambos. Então subtende-se que é de Ambos?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Constatada a má-fé, o servidor fica sujeito à demissão dos dois cargos, além de ter que ressarcir as quantias que recebeu indevidamente. 

1
Dislike0
User badge image

Halisson Vilar

Veja o §6º do Art. 133 diz respeito a demissão (entre outros) mas somente da acumulação, aqui se faz a interpretação de que a ilegalidade está tão somente nessa acumulação, por isso, caso venha a tona uma suposta ilegalidade tanto no cargo de provimento efetivo e no seu segundo cargo (acumulado) tem que ser aberto 2 processos administrativos diferentes, pois a forma que a lei trata a 'investigação' dessa suposta ilegalidade é diferente.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A consequência da acumulação ilícita de cargos varia conforme a boa-fé ou má-fé do servidor.

  • Considera-se de boa fé se exercer a opção dentro do prazo de 10 dias -> nessa hipótese será exonerado apenas do outro cargo (art. 133, caput, Lei 8112/90);
  • Se não exerce a opção, a administração instaura processo administrativo sumário. Detectada a acumulação ilegal, será demitido dos 2 cargos (art. 133, §6º, Lei 8112/90)

Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

 § 5o  A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

 § 6o  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais