Educação Ambiental e Sustentabilidade

1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade

Leia o extrato de texto a seguir:

“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016).

Discutiram-se em nossas aulas ações pensando na defesa do meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as seguintes proposições sobre a Agenda 21:

I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI.

Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):

 

RESPOSTA: II E III

 

 

 

Considere a seguinte citação de Morin:

Era uma vez um grão de onde cresceu uma árvore que foi abatida por um vendedor de móveis. O móvel foi decorar um apartamento e, mais tarde, deitaram-no fora. Foi apanhado por outras pessoas que o venderam numa feira. O móvel estava lá no adeleiro, foi comprado barato e, finalmente, houve quem o partisse para fazer lenha. O móvel transformou-se em chama, fumo e cinzas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MORIN, Edgar apud TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004, p. 114.

O fragmento de texto acima ilustra uma concepção de Quintas sobre o uso dos recursos naturais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o verdadeiro sentido do texto acima segundo Quintas

RESPOSTA: 

Quintas fornece condições de evidenciar a dependência do homem sobre os recursos ambientais, sobretudo para sua sobrevivência, transformando o meio ambiente, desde tempos antigos.

#PEDAGOGIA
#sustentabilidade
#simulado
#Uninter
Disciplina:Educação Ambiental e Sustentabilidade1.519 materiais