Buscar

qual o cenário que circundou a morte de socrates ? é possivel inferir que sua condenação foi justa ? por que ?

💡 4 Respostas

User badge image

João Gabriel Pedroso

Sócrates não temia a morte, argumentava dizendo não saber se esta era um bem ou um mal, no entanto, enfrentou a mesma com dignidade, haja vista que para Sócrates mais valia morrer honrado do que viver sem honra alguma.Certamente os argumentos apresentados por seus acusadores não convenceram a ninguém e com certeza não foram estes os responsáveis pela condenação de Sócrates. O que realmente pesava sobre Sócrates era sua atitude revolucionária e filosófica que tanto incomodava os poderosos, considerando que o filósofo era perigoso, poderia fazer com que as pessoas refletissem e se voltassem contra o sistema político, econômico e religioso da época, o que de fato não favoreceria a classe de seus acusadores. Há autores que acusam Sócrates de ser antidemocrático, esnobe, de usar a frase “Só sei que nada sei” como ironia, por se achar o mais sábio de todos os homens, há alguns que nem sequer acreditam que Sócrates  existiu na realidade. No entanto, não importa se Sócrates foi ou não o que tais autores alegam, o que é certo é que Sócrates contribuiu direta ou indiretamente para a evolução do pensamento humano, pois foi de grande inspiração para seus sucessores. Pode-se considerar a morte de Sócrates injusta, até mesmo porque os verdadeiros motivos que a levaram foram tão mesquinhos que seus acusadores nem mesmo ousaram declara-los, porém, não se pode esquecer que o fato de Sócrates ter morrido desta forma contribuiu para que fosse incorporada a sua pessoa uma espécie de heroísmo semelhante até mesmo à figura de Jesus Cristo ou a do nosso Tiradentes e tantos outros mártires da história da humanidade.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito.


Sócrates foi condenado à morte em 399 a.C, com 71 anos, sendo acusado de ateísmo e de perverter a sociedade com a filosofia, na realidade Sócrates atingiu muitos poderosos da época com seu pensamento e eles queriam portanto vê-lo condenado. A morte de Sócrates foi injusta, pois ele sempre buscou defender a cidade de Atenas com unhas e dentes e através da verdade, e no final foi traído pela própria cidade que defendia.


Portanto, Sócrates foi condenado por ter atingido muitos poderosos da época com seu pensamento, sua morte foi injusta pois ele foi traído pela cidade que sempre defendeu e tanto fez.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito.


Sócrates foi condenado à morte em 399 a.C, com 71 anos, sendo acusado de ateísmo e de perverter a sociedade com a filosofia, na realidade Sócrates atingiu muitos poderosos da época com seu pensamento e eles queriam, portanto, vê-lo condenado. A morte de Sócrates foi injusta, pois ele sempre buscou defender a cidade de Atenas com unhas e dentes e através da verdade, e no final foi traído pela própria cidade que defendia.


Portanto, Sócrates foi condenado por ter atingido muitos poderosos da época com seu pensamento, sua morte foi injusta pois ele foi traído pela cidade que sempre defendeu e tanto fez.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais