Buscar

O que é inteligibilidade? Ou qual conceito podemos atribuir a ser inteligível?

💡 5 Respostas

User badge image

André Rodrigues da Silva

Ser inteligível é fazer-se entender. Você só pode ser inteligível quando se faz entender, quando faz com que o outro compreenda o que você quer comunicar, transmitir, expressar.

4
Dislike0
User badge image

Bion RJ

 

O quê se compreende bem, que é fácil de entender; claro, compreensível.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

CONTEXTUALIZAÇÃO

A linguística é a ciência que estuda a linguagem utilizada pelo ser humano. A ação de transmitir alguma mensagem através de dos meios de comunicação motiva as atividades dos linguistas na busca por entender as transformações que ocorrem nas linguagens verbal e escrita com o passar do tempo. A inteligibilidade mútua é um conceito comum na disciplina da linguística.


RESOLUÇÃO

O conceito de inteligibilidade é importante na disciplina da linguística. É um fenômeno que tem relação com o nível de diferença entre as línguas de dois agentes que tentam se comunicar com línguas diferentes. Muitas vezes esse tipo de comunicação não funciona de forma eficiente, e os indivíduos desistem da comunicação verbal e passam a fazer uso de outro meio que não a fala para que a dinâmica tenha êxito. Mas existem casos em que dois indivíduos, mesmo falando idiomas diferentes, conseguem se comunicar verbalmente devido às semelhanças entre as línguas faladas. Este fenômeno é chamado de inteligibilidade mútua e pode existir na forma de comunicação verbal ou na forma de comunicação escrita. Ou seja, o conceito tem relação direta com o grau de entendimento que indivíduos de diferentes nacionalidades e culturas possuem em relação aos agentes com quem estão tentando se comunicar.


CONCLUSÃO

A inteligibilidade mútua é um conceito que está no universo da disciplina da linguística. A inteligibilidade mútua, ou simplesmente a compreensibilidade mútua, ocorre na comunicação entre um ou mais indivíduos, e indica um fenômeno em que mesmo que exista diferenças entre linguagem oral (ou escrita) utilizada pelo reprodutor da mensagem, e a linguagem oral (ou escrita) utilizadas pelos receptores da mensagem.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais