Buscar

Qual o objetivo do Processo Civil na Sociedade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Boa tarde George.

Acredito que o objetivo do Processo Civil na sociedade seja de alcançar a convivência harmônica entre as pessoas, pois partindo do pressuposto de que o processo existirá diante de uma situação (a maioria delas) de algum tipo de litígio, então a atuação dele será no sentido de pacificação. Este é o meu entendimento! Bons estudos. 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O processo civil regula a sequência ordenada de atos que devem ser praticados para atingir a tutela jurisdicional, se constituindo como meio de viabilizar o alcance do direito material.

Existem três escopos do processo: sociais, políticos e jurídicos.

Quanto ao primeiro (social), consiste na pacificação de conflitos existentes entre os integrantes da sociedade e a educação destes para que saibam de seus direitos, faculdades, deveres e obrigações existentes.

Em relação ao segundo (político), tem a demonstração da soberania estatal, a supremacia que o interesse público deve ter sobre o privado e o poder estatal que existe para tutela de direitos e imposição de obrigações.

Por fim, o escopo jurídico traz a instrumentalidade do processo, com aplicação do direito material ao caso concreto. É que o processo não pode ser um fim em si mesmo, mas um meio de obtenção da tutela jurisdicional do direito titularizado pela parte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais