Buscar

Transações Internacionais

No curto prazo, quais seriam as variações mais suscetíveis: fluxo comercial ou  fluxo financeiro?

💡 2 Respostas

User badge image

Walter Junior

No curto prazo, o fluxo financeiro é mais suscetível às variações por ser dinâmico e haver muito capital para especulação. Se um cenário é favorável os investidores aplicam, se muda o cenário haverá fuga de capital, então no curto prazo o fluxo financeiro é mais volátil. Já o fluxo comercial ou transações correntes já é menos dinâmico no curto prazo, haja vista que depende de muitos outros fatores tipo preferencia do consumidor, tecnologia, contratos firmados, produção.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os fluxos de capital são, em geral, mais voláteis do que os fluxos comerciais. Aplicações de capital (investimentos) dependem largamente das expectativas dos investidores: caso as expectativas em relação a determinado mercado tornem-se, por qualquer motivo, pouco favoráveis, os investidores tendem a retirar seu capital desse mercado para aplicá-lo em um outro, com perspectivas de menor risco.


Isso pode provocar, em certas circunstâncias, súbitos e substanciais movimentos de capital entre países, principalmente quando se trata de movimentos de curto prazo e do capital associado à especulação.


Os fluxos comerciais, por sua vez, são menos suscetíveis a variações de curto prazo, devido a hábitos de consumo e à dependência tecnológica de equipamentos ou de insumos importados (como combustíveis e matérias-primas), o que dificulta alterações repentinas.


Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/993888/gabarito_lista_6a__2011_1/2

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais