Buscar

Qual a diferença entre ilicitude e antijuricidade?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A antijuridicidade, ou ilicitude, pode ser conceituada como a contrariedade da conduta com o ordenamento jurídico. Isto porque temos que a antijuridicidade em seu significado literal quer dizer: anti (contrário) juridicidade (qualidade ou caráter de jurídico, conformação ao direito; legalidade, licitude), ou seja, é o que é contrário a norma jurídica. Portanto, o conceito de antijuridicidade é mais amplo, não ficando restrito ao direito penal, podendo ser de natureza civil, comercial, administrativa, tributária, etc. Se a conduta do agente ferir um tipo legal, estaremos diante de uma antijuridicidade penal.
4
Dislike0
User badge image

Bruno Marangoni

Antijurídico é todo fato descrito em lei penal incriminadora e não protegido por causa de justificação.Ilicitude todo comportamento humano que viola a lei penal.Contudo, em determinadas situações, a ilicitude, na área penal, não se limitará à ilicitude típica, ou seja, à ilicitude do delito, esta,  sempre e necessariamente típica. Um exemplo de ilicitude atípica pode ser encontrado na exigência da agressão (“agressão injusta”, significa agressão ilícita) na legítima defesa. A agressão que autoriza a reação defensiva, na legítima defesa, não precisa ser um fato previsto como crime, isto é, não precisa ser um ilícito penal, mas deverá ser no mínimo um ato ilícito, em sentido amplo, por inexistir legítima defesa contra atos lícitos.

Abçs.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

A ilicitude ou antijuridicidade faz parte do conceito analítico de crime, sendo que só há crime quando a conduta do agente for típica, ilícita e culpável. Desse modo, a ilicitude é a contrariedade da conduta do agente ao ordenamento jurídico violando um bem jurídico relevante na sociedade. 

Existem autores que faz diferença entre ilicitude e antijuridicidade, pois, é uma contradição mencionar que um fato jurídico (crime) é antijurídico, desse modo, o termo correto seria ilícito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais