Buscar

Porque o endoesporo é considerado uma estrutura de repouso? Qual a vantagem do endoesporo para uma célula bacteriana?

💡 3 Respostas

User badge image

Luane pereira

Também é considerada como uma estrutura de resistência, pois se trata de uma célula latente que não possui atividade metabólica expressiva ou "quase nula" ( pelo fato de não estarmos discorrendo sobre uma ciência exata). A vantagem evidente é a preservação do seu material genético, porque o  endósporo é formado em  ambientes inóspitos e em situações adversas no qual há escassez de elementos essenciais para sua sobrevivência .

   

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um endosporo é chamado de estrutura de repouso porque é um método de uma célula " descansando " ou sobrevivendo, em vez de crescer e se reproduzir. A parede protetora do endósporo permite que uma bactéria resista a condições adversas no ambiente.

Bactérias produzem um único endosporo internamente. O esporo é às vezes cercado por uma cobertura fina conhecida como exosporium , que cobre o revestimento de esporos . O revestimento de esporos, que age como uma peneira que exclui grandes moléculas tóxicas como a lisozima , é resistente a muitas moléculas tóxicas e também pode conter enzimas envolvidas na germinação.

É composto de queratina e outras proteínas específicas do núcleo, o que torna o endosporo extremamente resistente. O córtex fica abaixo do revestimento de esporos e consiste em peptidoglicano . A parede de núcleo encontra-se abaixo do córtex e envolve o protoplasto ou o núcleo do endosporo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais