Buscar

Para vocês, qual o maior e melhor fundamento ou argumento para a NÃO redução da maioridade penal?

Quero ver o posicionamento dos acadêmicos  acerca deste polêmico assunto. :D

💡 4 Respostas

User badge image

Leandro Espindula da Silva

Uma questão bastante controversa nas linhas de pensamentos dos teóricos, juristas e principalmente da população, onde por incrível que pareça em uma pesquisa feita pela folha de São Paulo, cerca de 93% dos entrevistados são a FAVOR da redução da maioridade penal no Brasil. Devido aos recentes níveis de criminalidade praticada por jovens menores de 18 anos em nosso País.

No entanto, o meu, mais sincero, questionamento é se a redução da maioridade penal fará alguma por essas criaturas? Como o nosso sistema prisional pode ser algo de se chamar de sistema se ele não funciona como deveria?

Seria a IDADE o problema ou o sistema que se inseri o criminoso?

Qual é a garantia de afirmarmos que a redução da maioridade penal é a concretude real da solução dos problemas que estão envolvidos no sistema de causalidade do crime?

Pois hoje é o de 16 anos que se quer e amanhã entenderão que o de 14 também comete crimes, e depois verão que o de 12 também comete crimes e depois o de 11 anos e chegará o momento em que a criança intra-uterina chutará a barriga da mãe e quando nascer será levada diretamente para o maternal-prisional?! Rsrsrsrs

Seria a IDADE o real problema? Ou o sistema social ao qual nós estamos inseridos?

Por isso, a meu ver, a redução da maioridade não é a solução real do problema e sim, somente, um paliativo ilusório de segurança ao qual a nosso sociedade será iludida.... como já é em grande parte do seu tempo.

A redução não é a solução e sim o Real ajuste da norma, da cultura, da sociedade para com o individuo...(mas é cansativooooooo), pois “REEDUCAÇÃO” social atual não está funcionando...tem que chegar a hora de darmos mais condições para tentar criar um sistema melhor e não simplesmente reduzir a idade penal como medida de segurança, pois que adianta prender mais, mas não a medida ideal de adaptação?

 

4
Dislike0
User badge image

Iris Dayane

A redução da maior idade pena não deve ocorrer porque ela não é uma medida que reduzirá a criminalidade, pelo contrário, ela só almentará, e as vítimas do cárcere serão pessoas cada vez mais jovens. O cárcere é um mal, quem é preso tem grande chance de sair do cárcere pior do que entrou, e não é porque essa pessoa não presta, mas sim porque essa estrutura não foi criada para reeducar, como é dito, essa é uma estrutura para varrer de nossas vista aqueles que são indesejados por quem está no topo, é uma estrutura que agride o humano. Colocar pessoas de 16/17 anos na cadeia é condenar essas pessoas a uma vida de sofrimento, vida essa que vai destruir o que há de bom dentro destas pessoas (sendo pouco ou muito). Se a maior severidade fosse sinônimo de eficiência o número de criminalidade reduziria com a criação de novas leis, mas o que se vê é o contrário. Essa redução é uma medida que vai servir apenas para fazer com que as pessoas tenham a falsa impressão de que estão mais seguras e que seus governantes estão preocupados com a segurança da população, mas na verdade, essa é uma medida que vai jogar atrás das grades o futuro de adolescentes que teriam tudo para dar certo se tivessem uma educação de qualidade. As leis penais são direcionadas e elas tem cor, local e classe social predefinidas. Clamar por punições cada vez mais severas é colocar a corda no pescoço, é condenar o futuro de pessoas que precisam apenas de uma oportunidade. Também vale ressaltar que a maior idade não é de 18 anos por acaso. Foi comprovado por estudos que algumas sinapses cerebras só começam a acontecer a partir dos 18 anos, sendo assim as pessoas passam a ter uma maior responsabilidade e consciencia acerca de seus atos.

4
Dislike0
User badge image

Carolina Barros

eu acredito que reduzir a menoridade penal não adiantará em nada .. so que teremos a cada vez mais crianças entrando cada dia mais cedo na vida do crime .. imagine se reduzir pra 15 anos crianças de 10 estariam roubando e auxiliando nos crime porque eles não seriam punidos .. então se hoje os adolecentes de 15 anos cometem crimes se reduzir a menoridade provavelmente crianças de 10 anos e quem sabe ate de 5 anos estarão inseridos no mundo do crime .. o certo é incluir nas comunidades onde o crime é maior programas de concientização de que o crime não compensa entre outras .. porque afinal uma comunidade mais informada concerteza ira haver menor indice de violência nessas comunidades .. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais