Buscar

O processo de amostragem pode ser realizado de formas diferentes. Quais são os tipos e como são realizados ?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucy Pereira CPE/BA

Quando se deseja colher informações sobre um ou mais aspectos de um grupo grande ou numeroso, verifica-se, muitas vezes, ser praticamente impossível fazer um levantamento do todo. Daí a necessidade de investigar apenas uma parte da população ou universo. O problema da amostragem é, portanto, escolher uma parte (ou amostra), de tal forma que ela seja a mais representativa possível do todo e, a partir dos resultados obtidos, relativos a essa parte, pode inferir, o mais legitimamente possível, os resultados da população total, se esta fosse verificada (pesquisa censitária).

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As amostras são partes de uma população. Por exemplo, você pode ter uma lista de informações sobre 100 pessoas (sua “amostra”) de 10.000 pessoas (a “população”). Você pode usar essa lista para fazer algumas suposições sobre o comportamento de toda a população. No entanto, não é tão simples assim. Quando você faz estatísticas, seu tamanho de amostra deve ser ideal - não muito grande ou muito pequeno.


Os principais tipos de amostragem são:

Amostragem Aleatória Simples (SRS)

Amostragem Estratificada

Amostras agrupadas

Amostragem Sistemática

Amostragem em vários estágios


As fórmulas em quase todos os livros de estatística assumem uma amostragem aleatória simples. A menos que você esteja disposto a aprender as técnicas mais complexas para analisar os dados após a coleta, é apropriado usar amostragem aleatória simples. Para aprender as fórmulas apropriadas para os esquemas de amostragem mais complexos, procure um livro ou curso sobre amostragem. A amostragem aleatória estratificada fornece informações mais precisas do que a amostragem aleatória simples para um determinado tamanho de amostra.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais