Buscar

AV1 PEDAGOGIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

ALGUÉM JA RESPONDEU???

 

1)

Assim como cada disciplina apresenta conteúdos específicos relacionados à uma determinada área do conhecimento, a formação do professor-pedagogo trata de maneira ampla diversos conhecimentos ligados à sociologia, psicologia, didática, filosofia, historia da educação, etc.. A integração desses conhecimentos, durante a formação de professores se integra, auxiliando-o posteriormente no exercício de sua profissão. Sendo assim, no que se refere ao trabalho do professor diante da construção do conhecimento, é CORRETO afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    O professor é visto como mediador, pois não basta saber ensinar, o professor deve propiciar condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam.

  • b)

    O educador apresenta o conteúdo ao aluno já que a sala de aula é apenas um espaço onde se transmite informações e não conhecimento.

     

  • c)

    A metodologia permite constatar que a construção da aprendizagem torna-se apenas um eco do que as outras disciplinas já enfocaram.

  • d)

    O mestre leva o aluno a entender que o conhecimento é adquirido como um dom, através da ideologia ou alienação.

     

  • e)

    O professor explica ao aluno que o conhecimento é construído a partir da cartilha e livro didático e cabe ao educador, somente reproduzir para o aluno o fato histórico.

2)

Quando o assunto é gestão escolar é considerado pertinente ao pedagogo; saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:


Alternativas:

  • a)

    Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam.

  • b)

    A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso.

  • c)

    O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.

  • d)

    A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva.

  • e)

    Seus membros preocupam-se especificamente com a metodologia e instrumentos de avaliação utilizados em sala de aula,

3)

Atualmente na escola pública a gestão pode ser entendida como um processo coletivo permeado pela dialogicidade. A dialogicidade possibilita aos colaboradores da instituição condições de trabalhar e expor suas ideias, criando um espaço no qual até os conflitos possam se dissipar. Ainda pautada nessas reflexões, é importante considerar que:

I) A gestão ultrapassa o conceito de administração, busca participação, trabalho em equipe, autonomia, valorização do humano e do sensível.

II) Liderar a gestão em uma instituição de ensino público, pressupõe que o diretor apoie uma equipe formada por pessoas com características diferentes.

III)Gestão escolar consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros com a finalidade de legitimar produção, produtividade e eficiência.

IV) É importante ao diretor dar autonomia e poder de decisão aos seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidade e compromisso.

Após análise, pode ser considerado que:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as proposições I e II estão Corretas,

  • b)

    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,

  • c)

    Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,

  • d)

    Apenas a proposição IV está Correta,

  • e)

    Todas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,

4)

A Pedagogia, é a base para o trabalho do professor, que irá exercer sua profissão, na educação básica. Nessa perspectiva é pertinente concordar que a prática docente é muito mais que um conjunto de procedimentos técnicos e metódicos que auxiliam na transmissão de conhecimentos. Diante de tal afirmativa é Correto afirmar que a prática docente:


Alternativas:

  • a)

    Deve ser ancorada na formação tradicional, única tendência que supera todos os demais modelos pedagógicos convencionais.

     

  • b)

    Se torna algo desnecessário, diante de um processo de ensino e aprendizagem, mediado rotineiramente pelas novas tecnologias.

  • c)

    Na visão tradicional é vista como mediadora da aprendizagem, pois instiga o aluno a se tornar produtor do conhecimento.

     

  • d)

    Faz com que o professor seja o único detentor do saber e único responsável pela aquisição dos conhecimentos do aluno.

     

  • e)

    Atualmente também indica compromisso social, ao contribuir para a formação consciente e crítica do cidadão que irá atuar na sociedade.

     

5)

A educação acompanhando a evolução histórica procura reafirmar a condição do homem como ser em constante transformação. A escola entendida como instituição social é utilizada pelo homem como fonte de produção e difusão do saber historicamente acumulado. A escola fornece ao homem subsídios para que esse se instrumentalize e participe das transformações sociais. Seguindo esse raciocínio, assinale a alternativa que corresponde à prática educativa, realizada no âmbito escolar com vistas a contribuir com as necessidades do homem:


Alternativas:

  • a)

    A instituição escolar fornece ao homem a educação Informal que se sustenta através de um currículo comprometido com as causas sociais,

  • b)

    A educação formal é regida por uma legislação que indica o modo como a escola deve sistematizar os conteúdos de maneira sequenciada,

  • c)

    A educação assistencial, disponibilizada pela escola é exigência para facilitar a aprendizagem dos alunos e seus familiares

  • d)

    Consta que a educação não formal, organizada de forma obrigatória pelos documentos da escola fornecem subsídios para a educação formal,

  • e)

    Tanto a educação informal quanto a educação não formal asseguram o pleno funcionamento da escola favorecendo a aprendizagem do aluno.

💡 9 Respostas

User badge image

Elizabete Correa

alguém tem modelo do TCC final o pedagogo fora do espaço escolar
3
Dislike0
User badge image

Adriana Conceição

1 a 2 d 3 e 4 e 5 b
2
Dislike0
User badge image

simone ferreira matos

pedagogia em espaço escolar e não escolares
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais