Buscar

O que é hematopoese?

O que é hematopoese?

💡 5 Respostas

User badge image

Ariele Costa

A hematopoiese ou hemopoiese é a produção dos elementos celulares e figurados do tecido sanguíneo. A atividade hematopoiética gera mais de nove tipos celulares diferentes, divididos em: linhagem linfóide (linfócitos T e B, células NK (natural killer) e células dendríticas linfóides); e linhagem eritro-mielóide (macrófagos, eosinófilos, neutrófilos, mastócitos, eritrócitos etc), a partir de uma entidade celular denominada célula-tronco hematopoiética ou HSC (hematopoietic stem cell) (Weissman, Anderson et al., 2001).

5
Dislike0
User badge image

Natália Velozo

A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular.Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.


3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos formados do sangue, a partir de um precursor de célula comum conhecido como indiferenciado de células estaminais multipotentes hematopoiético. As células-tronco que no adulto estão na medula óssea, são responsáveis pela formação de todas as células e derivados celulares que circulam no sangue e as células do sangue são degradadas pelo baço e pelos macrófagos do fígado.

Durante a ontogênese , o local da hematopoiese varia, devido ao ninho de tecido hematopoiético diferente. Isto mostra três fases sequenciais de acordo com os sítios hematopoiéticos: fase mesoblástica, fase hepática e fase medular ou mielóide.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais