Buscar

Definição de osso sesamóide. Cite um exemplo.

O que é osso sesamóide? Cite um exemplo. 

💡 18 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Ossos sesamóides são pequenos ossos que se formam nas articulações, são conhecidos como ossos intratendíneos, que estão dentro dos tendões, e perioarticulares fornecem apoio e reduzem a pressão sobre outros tecidos. A patela é um exemplo de osso sesamóide intratendíneo, pois está localizada no tendão patelar, sendo o maior osso sesamóide encontrado no corpo humano. Algumas pessoas com o avanço da idade desenvolvem os sesamóides periarticulares em algumas articulações, causando dor e diminuindo os movimentos articulares. Outros exemplos de ossos sesamóides encontrados no corpo humano: dois pequenos ossos localizados na região frontal dos pés, abaixo da ponta do primeiro metatarso, na palma da mão, encontrados também no polegar, na articulação do metacarpo do dedo mínimo.

0
Dislike1
User badge image

Natália Velozo

Ossos sesamóides não se conectam a nenhum outro osso,estão conectados a tendões ou envolvidos por músculos.O maior osso sesamóide é a patela,na planta dos pés encontra-se dois pequeninos ossos logo abaixo do hálux.

Sei que não foi perguntado,mas acho interessante tentar responder além do que foi pedido,acrestando conhecimento.Então,vamos lá! Os ossos sesamóides funcionam como polias,fornecendo uma superfície lisa na qual os tendões deslizam,potencializando a capacidade de transmitir a força gerada no músculo.Auxiliam também na capacidade de suporte de peso e ajudam a elevar os ossos do primeiro dedo. :)

10
Dislike0
User badge image

Anna Victória Silva

Ossos sesamóides são pequenos ossos que estão dentro dos tendões, fornecem apoio e reduzem a pressão sobre outros tecidos. Um exemplo de osso sesamóide é a Patela.

7
Dislike0
User badge image

Ariele Costa

Os ossos sesamóides estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides. Abaixo do Halux, no flexor longo do hálux pode-se notar dois sesamóides (pelo tamanho, assemelham-se a feijões).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais