Buscar

Quais são os domínios (regiões) funcionalmente distintos das moléculas de anticorpos e do receptor de células T?

imunologia

💡 2 Respostas

User badge image

Ari Nery Neto

Cada anticorpo é constituído por quatro cadeias polipeptídicas, possuindo dois sítios de ligação para o antígeno. Antígeno cadeias sítios de ligação anticorpo = imunoglobulina. Duas são menores e ditas cadeias leves (L). As outras duas são maiores e denominadas cadeias pesadas (H). Estas cadeias estão unidas por pontes dissulfeto.Cada cadeia leve possui um domínio variável e um constante. As cadeias pesadas possuem um domínio variável e três ou quatro domínios cons- tantes.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os linfócitos B (células B) são um componente essencial da resposta imune humoral. Produzidos na medula óssea, as células B migram para o baço e outros tecidos linfoides secundários, onde amadurecem e se diferenciam em células B imunocompetentes. Parte do sistema imune adaptativo, as células B são responsáveis ​​pela geração de anticorpos para antígenos específicos, os quais se ligam via receptores de células B (BCR).


A ativação das células B ocorre através do reconhecimento do antigénio por BCRs e de um sinal de ativação secundário co-estimulatório requerido, fornecido quer por células T auxiliares quer pelo próprio antigénio. Isso resulta na estimulação da proliferação de células B e na formação de centros germinativos onde as células B se diferenciam em células plasmáticas ou células B de memória. Importante, todas as células B derivadas de uma célula B progenitora específica são clones que reconhecem o mesmo epítopo antigênico.


Os linfócitos T imaturos movem-se da medula óssea para o timo, fixam residência e tornam-se linfócitos T dependentes do timo ou maduros. Essas células T maduras passam pela circulação para encontrar lares em linfonodos, tecido linfoide associado à mucosa ou baço. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais