Buscar

Posso dividir meu patrimônio ainda em vida?

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline P. Bueno

É possível sim. Essa é uma forma de garantir a tranquilidade na partilha de bens.

Segundo o site Zap imóveis:

"Apesar de ser um benefício para os herdeiros, a herança, muitas vezes, dá mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa. Além de o processo burocrático ser longo, as despesas são ainda mais penosas. Para inventariar um imóvel, por exemplo, os herdeiros precisam desembolsar cerca de 10% do valor do bem — 4% para o Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), 3% a 5% de honorários para o advogado e 2% de custas judiciais.

Para fugir de uma herança maldita, Hamilton Quirino afirma que o mais indicado é que o parente com bens faça um doação em vida:

“É preciso, no entanto, se resguardar de problemas como a venda antecipada do imóvel fazendo uma reserva de usufruto vitalício. Ou seja, o imóvel somente passará para o herdeiro após o falecimento do proprietário.”

O dinheiro gasto para fazer a doação em vida é mais ou menos o mesmo do inventário – 4% de ITCD, honorários advocatícios que dependem de cada caso e 2% para o usufruto – mas a garantia de tranquilidade compensa."

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É possível realizar a partilha dos bens em vida, por doação e com algumas cautelas, sob pena de invalidade.

A partilha de bens em vida será feita por doação, por meio de escritura pública, lavrada em registro competente e recolhimento do ITCMD, com disponibilidade dos bens para quem o proprietário desejar, desde que obedecidas algumas regras.

Primeiramente, é preciso observar o percentual garantido aos herdeiros necessários, se houver, ou seja, se o autor da partilha em vida possuir descendentes, ascendentes e/ou cônjuge ou companheiro, então somente poderá dispor de 50 % dos seus bens para terceiros, da forma como desejar. 

"Art. 549, do CC. Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento."

"Art. 1.845, do CC. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Art. 1.846, do CC. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima."

Em segundo lugar, os 50% dos herdeiros necessários deverá observar as regras relativas à sucessão:

"Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:          

I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III - ao cônjuge sobrevivente;

IV - aos colaterais.

[...]

Art. 1.831. Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, será assegurado, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar.

[...]

Art. 1.837. Concorrendo com ascendente em primeiro grau, ao cônjuge tocará um terço da herança; caber-lhe-á a metade desta se houver um só ascendente, ou se maior for aquele grau."

Terceiro ponto, deve ser reservada propriedade de parcela dos bens ou ao menos outros direitos reais sobre os bens para permitir a subsistência do doador, sob pena de nulidade:

"Art. 548. É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais