quetao 11 e 12 de fundamentos e teoria organizacional

Enunciado -

Leia o trecho abaixo extraído do site Exame.com (jan. 2016):

Segundo o "Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos", o Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, na Grande Curitiba, é a unidade com os melhores e mais eficientes funcionários do Brasil. [...] Cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança, de restaurantes e de guichês de check-in, velocidade de restituição de bagagens e limpeza dos ambientes são alguns dos fatores levados em conta. O Afonso Pena lidera quatro dessas categorias e em outras seis está encostado na liderança.

Fonte: Exame.com (Acesso em 28/01/2016)

A teoria sistêmica enseja que todos os problemas ou situações podem ser interpretados como resultado de uma série de causas e variáveis interdependentes. Esta teoria também apresenta uma estrutura sistêmica com 4 elementos principais comuns a todos os sistemas. Escolha um dos subsistemas do aeroporto de Curitiba (não precisa necessariamente estar citado na reportagem), identifique e descreva sua estrutura sistêmica identificando os 4 elementos principais.

 

Resposta Esperada -

Nesta questão o aluno deve, inicialmente, escolher um dos subsistemas que existe no aeroporto de Curitiba, dentre eles podem ser citados: inspeção de segurança, restituição de bagagens, cordialidade dos funcionários, entre outros. Então o estudante deve identificar os quatro elementos que compõem a estrutura sistêmica sendo eles: Entradas, Processos, Saídas e Feedback. Por exemplo, se o aluno escolher o processo de restituição de bagagens poderá fazer a seguinte análise: Entradas – malas que vêm dos aviões; Processo – transporte da mala da aeronave para o proprietário (passageiro); Saída – Passageiro recebe sua mala; Feedback – nível de reclamação dos passageiros que não conseguem receber sua bagagem. O mais importante da questão é o aluno ser coerente na descrição dos quatro elementos que compõem o sistema.

 

 

Enunciado -

Detroit - Há 100 anos Henry Ford lançou a moderna linha de montagem em sua fábrica em Highland Park, nas proximidades de Detroit, com a qual provocou uma transformação radical da produção e da sociedade norte-americana. Ao reduzir drasticamente o custo de produção com partes padronizadas e um montagem mais eficiente, a Ford conseguiu levar o luxo, a comodidade e a liberdade do automóvel às massas. Outras indústrias logo adotaram esta inovação e atualmente, tudo, de cereais a caixões, é feito em linhas de montagem.

"Teve um grande impacto", disse Stephen Burnett, professor da Escola de Administração Kellogg da Universidade Northwestern.

A padronização diminuiu os custos, aumentou a qualidade e gerou produtos mais confiáveis.

Fonte:Há um século, a linha de montagem da Ford mudava a sociedade. Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/ha-um-seculo-a-linha-de-montagem-da-ford-mudava-a-sociedade

Henry Ford (1863-1947) foi o divulgador das ideias da Administração Científica e precursor da produção em massa com a adoção da linha de montagem. Explique como funcionava a linha de montagem de Ford?

 

Resposta Esperada -

O taylorismo formou parceira com a expansão industrial e com a linha de montagem de Henry Ford. O princípio da fabricação por meio da linha de montagem era conhecido a muito tempo. Desde os primórdios da Revolução Industrial, bicicletas, armas, peças, livros e jornais já eram produzidos em massa. Os venezianos já dominavam a montagem seriada de navios no século XVI. Esses episódios estão na origem da moderna produção massificada. As peças do carro eram produzidas na mesma fábrica, em pequenas linhas de montagem, que se posicionavam nos andares acima da linha principal e convergiam a ela por elevadores. Montando o carro: Cada funcionário era responsável por uma fase da produção, em 84 etapas distintas. Os primeiros operários da linha fixavam os suportes dos para-lamas à estrutura do chassi. Para reduzir a dependência de mão de obra qualificada, as peças eram intercambiáveis e podiam ser facilmente montadas por operários não qualificados.

 

Disciplina:Administração1.519 materiais