Buscar

Quando optar por concreto protendido?

O concreto protendido pode elevar os custos da obra, quando se opta por utilizá-lo, mas oferece algumas vantagens em relação ao concreto armado convencional.

💡 2 Respostas

User badge image

Daniela Medeiros

Quando se precisa vencer grandes vãos, vigas de 15m, 30m, muito utilizado em vigas de pontes e podendo também usá-lo em lajes.

 

  • nesse link também tá bem explicativo a funcionalidade http://www.sh.com.br/blog/2015/o-que-e-concreto-protendido/
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Concreto protendido é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas desenvolveram métodos nos quais a armadura  sofra  um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços,ou seja , tração no aço e compressão no concreto. A técnica visa melhorar o desempenho das estruturas e utilizar todo o potencial do concreto à compressão e minimizar ou até eliminar  as fissuras geradas pela tração.

Na construção civil, chama-se de protensão a técnica  utilizada para aumentar  resistência do concreto, que consiste basicamente em dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto. A ideia é melhorar a resistência do material, minimizando os impactos das ações externas. No caso do concreto, a protensão pode reduzir as chances de fissuras.

A estrutura de protensão é feita por cabos de aço aplicados no cimento ainda não curado. Estes cabos atravessam toda a estrutura – viga ou laje – passando hora na parte superior, hora na parte inferior, que são definidas a partir  da solicitação do momento fletor, (positivo ou negativo).

O tensionamento dos cabos se dá através de macacos hidráulicos e só é iniciado após o concreto ter atingido uma resistência mínima que é dimensionada pelo calculista do projeto.

O avanço da tecnologia na protensão ampliou as possibilidades de aplicações desse tratamento. Armação de blocos e sapatas, construção de silos, lajes, reforço de estruturas, dentre outras, são alguns dos exemplos mais comuns.

Em geral, os fatores que determinam o uso da protensão são os que influenciam de forma negativa o desempenho em serviço das estruturas, basicamente fissuração e deformação acima do limite estabelecido.

 A utilização do concreto protendido permite as seguintes vantagens:

- Execução de grandes vãos livres;

- Controle e redução de deformações;

- Projetos arquitetônicos ousados (o museu de Arte Contemporânea de Niterói);

- Estrutura da edificação fica mais leve;

- Mobilidade de executar mudanças na posição da alvenaria.

Fonte: http://www.sh.com.br/blog/2015/o-que-e-concreto-protendido/. Acesso em 28 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais