Buscar

Qual as fontes FORMAIS e NÃO FORMAIS da norma processual civil?

Desde já agradeço pessoal! 

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Mesquita

Bom dia. Então, eu não vizualizei ainda na doutrina tratando sobre as fontes formais e não formais do processo civil. A classificação que Humberto Theodoro Júnior faz sobre as fontes do Dto Processual civil é sobre fontes imediatas, sendo esta a lei e os costumes, e as fontes mediatas, como a doutrina e a jurisprudência. De uma forma simples, não veja que há como tratar as fontes como formais e não formais, por que o processo civil diferentemente do direito material,  é necessáriamente e exclusivamente regido pela lei.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Fontes não formais ou materiais são aquelas que dão um arcabouço para a origem e produção da norma processual civil e são elas: sociológica, econômica, cultural, política, filosófica, psicológica, dentre outras. Não são as normas propriamente ditas, mas o contexto que fundamenta a criação da norma.

Fontes formais são os meios pelos quais a norma processual é apresentada/positivada. No âmbito do direito processual civil, temos quatro: lei em sentido amplo (Constituição, lei infraconstitucional e atos infralegais), jurisprudência, doutrina, analogia, princípios gerais do direito e costumes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais