Buscar

qual a característica química do centro ativo que permite a ligação com o substrato???????

💡 2 Respostas

User badge image

Lara Cangussu

No sítio ativo existe grupamentos de aminoácidos, possuindo enzimas muito especifícas para o seu substrato. Assim, depois de feito o reconhecimento pels enzimas, ocorre a ligação com o subtrato. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existe uma relação estreita entre a estrutura das enzimas e sua função catalítica. Dessa forma, é a estrutura protéica que determina as interações entre a enzima (catalisador) e o substrato (reagente), que participam desta catálise. 


O substrato deve ser capaz de se ligar de forma específica à enzima que, por meio desta interação, facilita a transformação do substrato em produto. Dessa forma, a estrutura do catalisador deve favorecer o conjunto de interações que permitem a ligação do substrato expondo grupos químicos capazes de interagir entre si formando, transitoriamente, um COMPLEXO ENZIMA-SUBSTRATO.


O substrato se liga à enzima através do sítio ativo, local onde ocorrerá a reação catalisada pela enzima, que é a condição necessária para a função do sítio ativo. Logo, está é a região da enzima que contém resíduos de aminoácidos capazes de interagir com o substrato. É nesse sítio, também, que estão os resíduos de aminoácidos que diretamente participam da ruptura e estabelecimento de ligações químicas que resultam na formação do produto.

Fonte:

http://www2.bioqmed.ufrj.br/enzimas/funcao.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais