o que são enzimas com especificidades absoluta e especificidade relativa?????
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Nesta questão, devemos aplicar diretamente três conceitos de Bioquímica:
-
Especificidade enzimática é a propriedade das enzimas apresentar preferência por seus substratos. Se dividem em:
-
Especificidade absoluta: As enzimas que apresentam especificidade absoluta por um dado substrato, não ligam em seu sítio ativo nem mesmo moléculas bastante semelhantes, como os isômeros.
-
Um exemplo disso é a enzima aspartase, encontrada em plantas e bactérias. A mesma catalisa a adição reversível de íon amônio (+NH4) à dupla ligação do fumarato, produzindo o L-aspartato. Entretanto, a aspartase não promove a adição de íon amônio a nenhum outro ácido insaturado (ou seja, que apresenta dupla ligação).
-
-
Especificidade relativa: As enzimas que apresentam especificidade relativa por seus substratos, reconhece grupos químicos comuns encontrados nas estruturas dos substratos.
-
Por exemplo, a quimotripsina (uma das enzimas da digestão) catalisa a hidrólise de alguns peptídeos. A quimotripsina cliva (quebra) ligações peptídicas cujo grupo carbonila é de um dos aminoácidos aromáticos (fenilalanina, tirosina e triptofano).
-
Portanto, enzimas com especificidade absoluta são enzimas que ligam-se apenas a um tipo de substrato, catalisando uma única reacção, enquanto enzimas com especificidade relativa são enzimas que ligam-se a diferentes substratos quimicamente semelhantes, catalisando consequentemente várias reacções.
Isabela Gabas
Há mais de um mês
especificidade absoluta : ligam-se apenas a um tipo de substrato catalisando uma única reação.
especificidade relativa : ligam-se a diferentes substratos quimicamente semelhantes, catalisando várias reações