Buscar

semana 6 alguém sabe? a respota

Caso Concreto. Carlos foi condenado pelas práticas de lesão corporal grave (art. 129, §2º, I, do CP), à pena de 02 anos de reclusão, e furto simples (art. 155, do CP), às penas de 01 ano de reclusão e 10 D.M., em concurso material. Há possibilidade de fazer incidir pena alternativa em qualquer das condenações? Qual o regime prisional a ser fixado, considerando que Carlos é primário, de bons antecedentes e menor de 21 anos? Fundamente (XLII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro).

💡 13 Respostas

User badge image

Shellen Guerra

Em relação ao primeiro delito, não será possível a substituição por conta do inciso I do art. 44 do CP, ao vedar terminantemente a prática da violência à pessoa, não sendo socialmente recomendável.
Porém, ao segundo crime, no caso de furto simples, não vemos óbice à pena restritiva de direitos conforme prediz o parágrafo 2º do art. 44 primeira parte do Cp. 
Sendo assim, o réu cumprirá a pena restritiva de direitos aplicada ao delito de furto que poderá ser pena de multa ou uma pena restritiva de direitos.

16
Dislike2
User badge image

Douglas

O tema é controvertido pois existem duas correntes,a minoritária que diz que não é possível pois são crimes praticados com violência ou grave ameaça não preenchendo os requisitos do inciso 1 do artigo 44 do CP. Porém a segunda corrente diz que sim pois são infrações penais de menor potencial ofensivo que admitem o benefício dá medida penal despenalizadora dá transição penal. E sobre o regime prisional a ser fixado Carlos começará em regime inicialmente aberto pois suas condenações foram inferiores a quatro anos Espero ter ajudado!!
8
Dislike0
User badge image

luci

Sim. Carlos mesmo incorrendo em concurso material de crimes, onde as penas são somadas, poderá cumpri-la em regime aberto por força do art. 32 CP, que prevê que o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4(Quatro) anos, poderá , desde o inici cumpri-la em regime ABERTO. 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais