Buscar

Gente, alguém sabe quem exerce o poder executivo, o legislativo e o judiciário em territórios federais recém-criados???

💡 2 Respostas

User badge image

Gabrielle Rosa

também quero saber.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Território é dirigido por um Governador nomeado pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal, conforme art. 84, XIV. Cada Território elege um número fixo de 4 deputados federais, conforme regra do art. 45, § 2º. Esta regra constitui exceção ao princípio da proporcionalidade nas eleições para a Câmara dos Deputados.

"Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

XIV -  nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores, quando determinado em lei;"

O art. 33, § 2º, determina que o controle das contas dos Territórios cabe ao Congresso Nacional, após parecer prévio do Tribunal de Contas da União. O § 3º, na sequência, estabelece que em Territórios com mais de 100 mil habitantes, além de um Governador nomeado, haverá órgãos do judiciário de primeira e segunda instância, membros do Ministério Público e Defensoria Pública Federal. Esses órgãos serão mantidos pela União.

A parte final do § 3º do art. 33 estabelece que lei disporá sobre a eleição da Câmara Territorial e sua competência deliberativa. Por fim, conforme art. 211, § 1º, a União é responsável pelo organização do sistema de ensino dos Territórios.

"Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

§ 1º Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

§ 2º As contas do Governo do Território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

§ 3º Nos Territórios Federais com mais de cem mil habitantes, além do Governador, nomeado na forma desta Constituição, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instâncias, membros do Ministério Público e defensores públicos federais; a lei disporá sobre as eleições para a Câmara Territorial e sua competência deliberativa."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais