A maior rede de estudos do Brasil

discursivas de orientação e praticas e projetos na infância


5 resposta(s)

User badge image

Bia Bolanho

Há mais de um mês

OPPI

1 - Em seu planejamento, além da elaboração de atividades, da organização da rotina e da previsão do tempo..... Explique a relação que se estabelece entre a organização do espaço as concepções de criança e educação defendidas atualmente.

RESP: o ambiente assume a identidade do grupo, mostra a inatividade ou a interação, a passividade ou tentativas de desenvolvimento da autonomia da criança, conforme a disposição de seus materiais e mobiliários. Todo ambiente é um espaço organizado, que espera determinados resultados. Para assumir essas concepções é preciso dar a ela “espaço no espaço” permitir que tenha acesso aos materiais para utiliza-los com autonomia, promovera oportunidade de escolher o que quiser fazer, de tomar iniciativas em relação as suas atividades, de produzir e ser, de fato, construtora de sua aprendizagem. Uma das formas utilizadas é o trabalho com cantos temáticos é bastante interessante, pois estes proporcionam o acesso direto das crianças aos materiais, ao mesmo tempo em que se desperta o interesse delas pela variedade de propostas. Deve organizar o espaço de modo que estimulem a exploração dos interesses, rompendo com a mesmice e o imobilismo de certas propostas de trabalho de muitas instituições de educação infantil.

2 - A adaptação da criança a escola pode ser mais ou menos dolorosa..... Quais os procedimentos adequados no caso de afastamento de uma professora gestante?

RESP: Considerando-se a importância dos vínculos estabelecidos com os adultos nessa faixa etária, a substituição dos professores deve ser pensada e planejada com atenção e antecedência, preparando as crianças para essa situação. É bom que a transição seja feita paulatinamente com o professor antigo cedendo gradativamente o lugar para o novo.

3 - As aprendizagens infantis se dão pela exploração do espaço e pela interação entre crianças e adultos. ... divergência de opiniões e conflitos entre crianças e é muito desejável que isso aconteça. Por que os conflitos são benéficos para a formação e desenvolvimento da criança?RESP: Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir// As divergências contribuem para que as crianças aprendam a defender suas posições, argumentar, ceder, fortalecer sua identidade e obter confiança para agir, possibilitando viver democraticamente em sociedade.

4 - No espaço da escola de ensino infantil, há inúmeras alternativas de trabalho por meio das quais as crianças podem construir seu conhecimento de forma ativa. .... Uma forma bastante interessante de faze-lo é pelo trabalho com projetos. Defina e explique o que é um projeto de trabalho?

RESP: O projeto de trabalho com crianças de ed. Infantil é um tipo de trabalho cientifico e investigativo, porém, sobre assuntos e vivências que são familiares a elas. A partir de uma pergunta dentro do grupo, o professor procede a um levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o assunto e sente a temperatura do interesse a cerca dele, se for alta, levanta as hipóteses de resposta e solicita a busca de informações sobre ele, escolhendo com os educandos os meios e materiais pra pesquisa.

5 - O desenvolvimento infantil segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva, mas não linear, .... Em quais momentos escolares ficam evidenciados os descompassos entre a prática e a teria do desenvolvimento infantil?

RESP: esse é um momento importante pois a criança está se vendo separada do grupo, porém na ed. Infantil nesse período tudo é compartilhado (lápis de cor, giz de cera, livros, etc) e todas as crianças fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo (comer, escovar os dentes e até mesmo ir ao banheiro e beber agua), dificultando assim a superação da sociabilidade sincrética. Os descompassos ficam evidenciados no momento em que a escola não respeita a individualidade das crianças, quando todas fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo

6 - Luciana Esmeralda Ostetto, em um dos capítulos de seu livro Encontros e Encantamentos na Educação Infantil, ...Quais as considerações negativas feitas pela autora sobre o planejamento baseado em datas comemorativas?

RESP: Resposta: Em relação às implicações pedagógicas, essa perspectiva torna se tediosa na medida em que é cumprida ano a ano, o que não amplia o repertório cultural da criança. Massifica e empobrece o conhecimento, além de menosprezar a capacidade da criança de ir além daquele conhecimento fragmentado e infantilizado.

7 - Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão de conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos: as formas de convivência entre as pessoas, o respeito, as diferenças, a cultura escolar (PROGETÃO, 2001, p. 45). .... O plano de desenvolvimento da escola (PDE) não é um substituto da proposta ou do projeto politico-pedagógico (PPP) da escola e com ele não se confunde. Defina planejamento, estabeleça a função do planejamento escolar e defina PDE e seus objetivos. R: O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas. O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. O PDE Escola é uma ferramenta de gestão DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente. Objetivos: Índice de qualidade, Provinha Brasil, Transporte escolar, Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, Brasil Alfabetizado, Luz para todos... Etc...

8 - O planejamento das ações relacionadas ao cuidar .... Explique esses 3 aspectos de acordo com o livro texto da disciplina de OPPI. R: Pagina 25 a 29

RESP: Crescimento: relacionado ao aumento físico, quantitativo do corpo. Desenvolvimento: aumento das capacidades de realizar funções cada vez mais complicadas.  Aprendizagem: Habilidades adquiridas em função da interação com o meio, em estímulos apresentados as crianças.

9 - No decorrer da historia foram varias as concepções sobre crianças.... Em seu planejamento pedagógico, o professor deve refletir essa ideia de aluno ativo e intelectualmente capaz de primar pela intencionalidade no ato de planejar.

O que significa ter intencionalidade no planejamento pedagógico? Resp: Intenção é uma palavra importante para um trabalho de qualidade, de elaborar o seu planejamento o professor deve se perguntar constantemente: para quem?; o quê:; como?; por quê?. Para quem ou qual tipo de aluno é composta a sala de aula? O que ou quais objetivos são importantes para a aprendizagem do aluno? Ter intencionalidade no planejamento significa o desejo do professor por um trabalho de qualidade que visa ampliar as aprendizagens infantis. Sem os questionamentos não há como o professor refletir e avaliar seu trabalho para melhorá-lo, as perguntas que definem se há ou não intencionalidade no trabalho do profissional.

10 - Em seu planejamento diário, o professor precisa prever situações que envolvam conversas, ...Qual deve ser a conduta do professor para mediar os conflitos infantis e ensinar as crianças a resolvê-los?

RESP: As situações propostas para incentivar a interação entre as crianças devem prever o espaço adequado, bem como as condições materiais e a oferta de uma quantidade suficiente de objetos que facilitem a exploração, a troca e minimizem os conflitos. Também é preciso pensar em um espaço de interação que garanta a segurança física das crianças. O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvêlos sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir.

11 - A organização do espaço em cantos temáticos é bastante interessante, pois viabiliza a movimentação... de mundo do referencial curricular nacional para a educação infantil. Escolha 3 cantos, apresente seu principal objetivo e descreva alguns materiais que possam compô-los.

RESP: Movimento: espaço deve propiciar à criança a exploração do corpo e seus movimentos com jogo de boliche, ioiô, cordas, bambolês, bolas, pneus, elástico, jogos para acertar o alvo, amarelinha, caracol, caixas grandes para que as crianças entrem e saiam, brinquem de ficar “guardadas”, ajoelhadas, sentadas, de cócoras.

Artes Visuais: para as artes visuais, o espaço deve expor todos os tipos de materiais relacionados às linguagens plásticas, tais como papéis, tintas, cola, tesoura, revistas, massas e argila para modelagem e sucatas para esculturas. Esses materiais devem ser separados por tipos para facilitar a escolha das crianças e favorecer o desenvolvimento da organização física.

Leitura: para esse canto, o cuidado especial fica no ambiente acolhedor e aconchegante. É claro que são necessários os materiais de leitura e pesquisa como livros de histórias modernas e tradicionais como os contos de fadas, livros de advinhas, parlendas, poemas, quadrinhas, revistas de conteúdo infantis e adultos, gibis, livros sem texto e de vários materiais.

12 - Um bom planejamento das atividades de cuidado favorece a formação de competências para um autocuidado ... autoestima (OLIVEIRA, 2010P. 189)

No trecho acima, Oliveira se refere a importância de destinar cuidados a criança pequena ..., mas a um equilíbrio entre cuidar e educar. Explique essa afirmação de acordo com os princípios defendidos no livro texto da disciplina OPPI.

RESP: O planejamento das ações relacionadas ao cuidar são inicialmente os primeiros critérios de qualidade numa instituição. É claro que não são os únicos e sofrem influências culturais, mas ainda assim são bastante importantes e fazem parte da ação educativa , em instituições de Educação Infantil, não há como cuidar sem educar e vice‑versa ,Cuidar está relacionado à necessidade de sobrevivência dos seres vivos. Ao cuidar para que uma criança não se resfrie, ajudando‑a a colocar um agasalho, o adulto está educando, ensinando‑lhe noções importantes de prevenção a doenças e manutenção da saúde. Ao educar uma criança, no sentido de envolvê‑la com noções matemáticas, por exemplo, o adulto está cuidando para que ela desenvolva suas potencialidades e possa ser um cidadão cada vez mais seguro e desenvolto na sociedade em que vive.A maneira como a criança é tratada fará com que ela perceba se é ou não querida e aceita, dando início ao desenvolvimento de sua autoimagem. Por isso, tanto na família quanto na creche, o adulto deve dispensar cuidados a ela, de maneira carinhosa e delicada. Assim, se sentirá acolhida, amada e entenderá que sua existência é importante para outras pessoas.

13 - Embora alguns graduados acreditem que o estágio seja um transtorno, um obstáculo as demais atividades de sua vida, .. Assim, qual é a importância do estágio supervisionado na formação do professor da ed. Infantil?

RESP: Resposta: ele é importante para que se conheçam os vários tipos de contextos escolares reais, comparando os e refletindo sobre suas características e diferenças. Por isso, essa disciplina pretende provocar reflexões sobre questões mais práticas que serão observadas e vivenciadas nas escolas de Educação Infantil. (pag 7)

14 - A organização do espaço é um importante elemento do planejamento do professor. O arranjo desse espaço, bem como a disposição dos materiais pode facilitar ou dificultar as aprendizagens infantis. ...Assim o que esse espaço deve propiciar em termos de desenvolvimento infantil? Quais são os elementos importantes do espaço pedagógico? Resp: Buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado. A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.

15 - A organização física, o arranjo que se faz no espaço, deve ser considerado um aspecto importante no planejamento do professor na escola de educação infantil. ...Quais atividades o professor deve prever em seu planejamento para propiciar aprendizagens significativas através de interações?

Por que a interação é importante para o processo de aprendizagem das crianças? Como o professor deve lidar com as divergências que surgem entre as crianças quando há interação? RESP: O professor precisa desenvolver situações que envolvam conversas, jogos e brincadeiras promovendo a interação em um ambiente acolhedor e convidativo, fazendo cantos temáticos para que as crianças possam escolher sobre o que irá aprender, deixar materiais à disposição das crianças para que as mesmas interajam entre si. As situações propostas para incentivar a interação entre as crianças devem prever o espaço adequado, bem como as condições materiais e a oferta de uma quantidade suficiente de objetos que facilitem a exploração, a troca e minimizem os conflitos. Também é preciso pensar em um espaço de interação que garanta a segurança física das crianças. O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvêlos sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir.

16 - Atualmente o trabalho pedagógico na escola de educação infantil visa articular o cuidar e o educar, sem dicotomizá-los... Existem características bastante distintas entre os projetos de trabalho e o projeto politico pedagógico. Explique as diferenças entre eles e de um exemplo para cada um dos tipos. Resp: Projetos de trabalho:  Os projetos de trabalho que se relacionam ao processo, à trajetória de cada turma, ou seja, que pertencem a cada grupo com relação à sua história, aos seus interesses e necessidades específicos, daí a impossibilidade de serem iguais. Cada grupo tem o seu e, então, são muitos os projetos de trabalho dentro de uma escola. Cada projeto de trabalho é de um determinado grupo. Sendo assim, a elaboração deve ser atenta às preferências deste: brincadeiras, conversas, interesses por personagens de contos de fadas, gibis, desenhos, entre outras histórias. Projeto politico pedagógico: Ostetto (2010) esclarece com brilhantismo que os projetos políticos pedagógicos são aqueles de Amplitude, normalmente sugeridos pela direção ou coordenação das escolas e que envolvem todos os níveis da instituição, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ou seja, são um instrumento coletivo. São projetos propostos a fim de trabalhar questões sociais ou políticas importantes no que tange à formação da cidadania. Como por exemplo, a preservação ambiental, responsabilidade de todo cidadão.

17 - O desenvolvimento infantil dá-se por evolução progressiva. Para evoluir efetivamente, são necessárias evoluções cognitivas e vice-versa; portanto a efetividade evolui junto a outras conquistas cognitivas e físicas. . A noção de identidade, a construção do eu é demorada, ocorrendo por etapas. Explique como essa construção sucede durante o período da educação infantil. Resp: A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas, durante o primeiro ano de vida, é marcada pela apropriação corporal. Conhecer e reconhecer as partes do corpo num todo integrado é importante para a diferenciação física do eu e do outro como organismos distintos, ou seja, da distinção por parte da criança em relação aos objetos e ao espaço que a rodeiam. A apropriação ocorre pelo reconhecimento de sua imagem em espelhos, fotografias  entre outras representações. A criança percebe‑se integrada ao ambiente, que envolve o espaço físico, os objetos e outras pessoas. Essa construção também depende da conquista da consciência social. Somente quando ela passa a negar o outro e se opor a ele é que se percebe dentro do ambiente social, mas não como uma parte indissociável. É o que se chama superação da sociabilidade sincrética. A oposição é importante para a criança firmar‑se como um indivíduo que participa de um grupo, mas já não se perde mais, em termos de identidade, dentro dele. É opondo‑se que ela vai construindo sua autonomia e essa etapa ocorre em torno dos três anos de idade.  Por volta de quatro anos, a criança, apesar de ainda não ter seu eu completamente dissociado, apresenta‑se com características mais positivas, esboçando atitudes de boa vontade para com os outros. Há um desejo de se firmar e mostrar, o que a leva a um outro período, no qual está mais consciente do eu . Isso pode ser observado pelo uso adequado que faz dos pronomes eu e meu , em torno dos cinco anos de idade. Diante dessas ideias e comparando‑as com as primeiras experiências escolares das crianças, percebe‑se um grande descompasso, afinal num momento importante de diferenciação entre o eu e o outro, os materiais no ambiente escolar são de todos, durante o tempo todo.

18 - No planejamento das atividades, professor deve lembrar-se de que todos os momentos e espaços são pedagógicos e aproveitá-los , porem é de sua responsabilidade elaborar propostas que auxiliem as crianças na aprendizagem de conceitos específicos... Escolha um dos blocos, descreva um de seus conteúdos específicos e de uma possibilidade de atividade com as crianças de educação infantil. Resp: O professor lembrar-se de que todos os momentos e espaços são pedagógicos. O espaço deve ser um lugar bem iluminado, amplo para manusear os blocos. Elaborar atividades com conceito matemáticos e trabalhar cores a partir da brincadeira. Essas atividades ajudará o professor a conhecer melhor seu grupo e captar seus interesses. Numeros e sistema de numeração – contagem ( recitação oral da sequencia numérica), notação e escrita numéricas ( registro dos números sob varias formas) e operações (em geral com o apoio dos dedos e correspondencia termo a termo) 

OPPI

1 - Em seu planejamento, além da elaboração de atividades, da organização da rotina e da previsão do tempo..... Explique a relação que se estabelece entre a organização do espaço as concepções de criança e educação defendidas atualmente.

RESP: o ambiente assume a identidade do grupo, mostra a inatividade ou a interação, a passividade ou tentativas de desenvolvimento da autonomia da criança, conforme a disposição de seus materiais e mobiliários. Todo ambiente é um espaço organizado, que espera determinados resultados. Para assumir essas concepções é preciso dar a ela “espaço no espaço” permitir que tenha acesso aos materiais para utiliza-los com autonomia, promovera oportunidade de escolher o que quiser fazer, de tomar iniciativas em relação as suas atividades, de produzir e ser, de fato, construtora de sua aprendizagem. Uma das formas utilizadas é o trabalho com cantos temáticos é bastante interessante, pois estes proporcionam o acesso direto das crianças aos materiais, ao mesmo tempo em que se desperta o interesse delas pela variedade de propostas. Deve organizar o espaço de modo que estimulem a exploração dos interesses, rompendo com a mesmice e o imobilismo de certas propostas de trabalho de muitas instituições de educação infantil.

2 - A adaptação da criança a escola pode ser mais ou menos dolorosa..... Quais os procedimentos adequados no caso de afastamento de uma professora gestante?

RESP: Considerando-se a importância dos vínculos estabelecidos com os adultos nessa faixa etária, a substituição dos professores deve ser pensada e planejada com atenção e antecedência, preparando as crianças para essa situação. É bom que a transição seja feita paulatinamente com o professor antigo cedendo gradativamente o lugar para o novo.

3 - As aprendizagens infantis se dão pela exploração do espaço e pela interação entre crianças e adultos. ... divergência de opiniões e conflitos entre crianças e é muito desejável que isso aconteça. Por que os conflitos são benéficos para a formação e desenvolvimento da criança?RESP: Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir// As divergências contribuem para que as crianças aprendam a defender suas posições, argumentar, ceder, fortalecer sua identidade e obter confiança para agir, possibilitando viver democraticamente em sociedade.

4 - No espaço da escola de ensino infantil, há inúmeras alternativas de trabalho por meio das quais as crianças podem construir seu conhecimento de forma ativa. .... Uma forma bastante interessante de faze-lo é pelo trabalho com projetos. Defina e explique o que é um projeto de trabalho?

RESP: O projeto de trabalho com crianças de ed. Infantil é um tipo de trabalho cientifico e investigativo, porém, sobre assuntos e vivências que são familiares a elas. A partir de uma pergunta dentro do grupo, o professor procede a um levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o assunto e sente a temperatura do interesse a cerca dele, se for alta, levanta as hipóteses de resposta e solicita a busca de informações sobre ele, escolhendo com os educandos os meios e materiais pra pesquisa.

5 - O desenvolvimento infantil segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva, mas não linear, .... Em quais momentos escolares ficam evidenciados os descompassos entre a prática e a teria do desenvolvimento infantil?

RESP: esse é um momento importante pois a criança está se vendo separada do grupo, porém na ed. Infantil nesse período tudo é compartilhado (lápis de cor, giz de cera, livros, etc) e todas as crianças fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo (comer, escovar os dentes e até mesmo ir ao banheiro e beber agua), dificultando assim a superação da sociabilidade sincrética. Os descompassos ficam evidenciados no momento em que a escola não respeita a individualidade das crianças, quando todas fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo

6 - Luciana Esmeralda Ostetto, em um dos capítulos de seu livro Encontros e Encantamentos na Educação Infantil, ...Quais as considerações negativas feitas pela autora sobre o planejamento baseado em datas comemorativas?

RESP: Resposta: Em relação às implicações pedagógicas, essa perspectiva torna se tediosa na medida em que é cumprida ano a ano, o que não amplia o repertório cultural da criança. Massifica e empobrece o conhecimento, além de menosprezar a capacidade da criança de ir além daquele conhecimento fragmentado e infantilizado.

7 - Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão de conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos: as formas de convivência entre as pessoas, o respeito, as diferenças, a cultura escolar (PROGETÃO, 2001, p. 45). .... O plano de desenvolvimento da escola (PDE) não é um substituto da proposta ou do projeto politico-pedagógico (PPP) da escola e com ele não se confunde. Defina planejamento, estabeleça a função do planejamento escolar e defina PDE e seus objetivos. R: O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas. O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. O PDE Escola é uma ferramenta de gestão DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente. Objetivos: Índice de qualidade, Provinha Brasil, Transporte escolar, Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, Brasil Alfabetizado, Luz para todos... Etc...

8 - O planejamento das ações relacionadas ao cuidar .... Explique esses 3 aspectos de acordo com o livro texto da disciplina de OPPI. R: Pagina 25 a 29

RESP: Crescimento: relacionado ao aumento físico, quantitativo do corpo. Desenvolvimento: aumento das capacidades de realizar funções cada vez mais complicadas.  Aprendizagem: Habilidades adquiridas em função da interação com o meio, em estímulos apresentados as crianças.

9 - No decorrer da historia foram varias as concepções sobre crianças.... Em seu planejamento pedagógico, o professor deve refletir essa ideia de aluno ativo e intelectualmente capaz de primar pela intencionalidade no ato de planejar.

O que significa ter intencionalidade no planejamento pedagógico? Resp: Intenção é uma palavra importante para um trabalho de qualidade, de elaborar o seu planejamento o professor deve se perguntar constantemente: para quem?; o quê:; como?; por quê?. Para quem ou qual tipo de aluno é composta a sala de aula? O que ou quais objetivos são importantes para a aprendizagem do aluno? Ter intencionalidade no planejamento significa o desejo do professor por um trabalho de qualidade que visa ampliar as aprendizagens infantis. Sem os questionamentos não há como o professor refletir e avaliar seu trabalho para melhorá-lo, as perguntas que definem se há ou não intencionalidade no trabalho do profissional.

10 - Em seu planejamento diário, o professor precisa prever situações que envolvam conversas, ...Qual deve ser a conduta do professor para mediar os conflitos infantis e ensinar as crianças a resolvê-los?

RESP: As situações propostas para incentivar a interação entre as crianças devem prever o espaço adequado, bem como as condições materiais e a oferta de uma quantidade suficiente de objetos que facilitem a exploração, a troca e minimizem os conflitos. Também é preciso pensar em um espaço de interação que garanta a segurança física das crianças. O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvêlos sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir.

11 - A organização do espaço em cantos temáticos é bastante interessante, pois viabiliza a movimentação... de mundo do referencial curricular nacional para a educação infantil. Escolha 3 cantos, apresente seu principal objetivo e descreva alguns materiais que possam compô-los.

RESP: Movimento: espaço deve propiciar à criança a exploração do corpo e seus movimentos com jogo de boliche, ioiô, cordas, bambolês, bolas, pneus, elástico, jogos para acertar o alvo, amarelinha, caracol, caixas grandes para que as crianças entrem e saiam, brinquem de ficar “guardadas”, ajoelhadas, sentadas, de cócoras.

Artes Visuais: para as artes visuais, o espaço deve expor todos os tipos de materiais relacionados às linguagens plásticas, tais como papéis, tintas, cola, tesoura, revistas, massas e argila para modelagem e sucatas para esculturas. Esses materiais devem ser separados por tipos para facilitar a escolha das crianças e favorecer o desenvolvimento da organização física.

Leitura: para esse canto, o cuidado especial fica no ambiente acolhedor e aconchegante. É claro que são necessários os materiais de leitura e pesquisa como livros de histórias modernas e tradicionais como os contos de fadas, livros de advinhas, parlendas, poemas, quadrinhas, revistas de conteúdo infantis e adultos, gibis, livros sem texto e de vários materiais.

12 - Um bom planejamento das atividades de cuidado favorece a formação de competências para um autocuidado ... autoestima (OLIVEIRA, 2010P. 189)

No trecho acima, Oliveira se refere a importância de destinar cuidados a criança pequena ..., mas a um equilíbrio entre cuidar e educar. Explique essa afirmação de acordo com os princípios defendidos no livro texto da disciplina OPPI.

RESP: O planejamento das ações relacionadas ao cuidar são inicialmente os primeiros critérios de qualidade numa instituição. É claro que não são os únicos e sofrem influências culturais, mas ainda assim são bastante importantes e fazem parte da ação educativa , em instituições de Educação Infantil, não há como cuidar sem educar e vice‑versa ,Cuidar está relacionado à necessidade de sobrevivência dos seres vivos. Ao cuidar para que uma criança não se resfrie, ajudando‑a a colocar um agasalho, o adulto está educando, ensinando‑lhe noções importantes de prevenção a doenças e manutenção da saúde. Ao educar uma criança, no sentido de envolvê‑la com noções matemáticas, por exemplo, o adulto está cuidando para que ela desenvolva suas potencialidades e possa ser um cidadão cada vez mais seguro e desenvolto na sociedade em que vive.A maneira como a criança é tratada fará com que ela perceba se é ou não querida e aceita, dando início ao desenvolvimento de sua autoimagem. Por isso, tanto na família quanto na creche, o adulto deve dispensar cuidados a ela, de maneira carinhosa e delicada. Assim, se sentirá acolhida, amada e entenderá que sua existência é importante para outras pessoas.

13 - Embora alguns graduados acreditem que o estágio seja um transtorno, um obstáculo as demais atividades de sua vida, .. Assim, qual é a importância do estágio supervisionado na formação do professor da ed. Infantil?

RESP: Resposta: ele é importante para que se conheçam os vários tipos de contextos escolares reais, comparando os e refletindo sobre suas características e diferenças. Por isso, essa disciplina pretende provocar reflexões sobre questões mais práticas que serão observadas e vivenciadas nas escolas de Educação Infantil. (pag 7)

14 - A organização do espaço é um importante elemento do planejamento do professor. O arranjo desse espaço, bem como a disposição dos materiais pode facilitar ou dificultar as aprendizagens infantis. ...Assim o que esse espaço deve propiciar em termos de desenvolvimento infantil? Quais são os elementos importantes do espaço pedagógico? Resp: Buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado. A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.

15 - A organização física, o arranjo que se faz no espaço, deve ser considerado um aspecto importante no planejamento do professor na escola de educação infantil. ...Quais atividades o professor deve prever em seu planejamento para propiciar aprendizagens significativas através de interações?

Por que a interação é importante para o processo de aprendizagem das crianças? Como o professor deve lidar com as divergências que surgem entre as crianças quando há interação? RESP: O professor precisa desenvolver situações que envolvam conversas, jogos e brincadeiras promovendo a interação em um ambiente acolhedor e convidativo, fazendo cantos temáticos para que as crianças possam escolher sobre o que irá aprender, deixar materiais à disposição das crianças para que as mesmas interajam entre si. As situações propostas para incentivar a interação entre as crianças devem prever o espaço adequado, bem como as condições materiais e a oferta de uma quantidade suficiente de objetos que facilitem a exploração, a troca e minimizem os conflitos. Também é preciso pensar em um espaço de interação que garanta a segurança física das crianças. O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvêlos sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir.

16 - Atualmente o trabalho pedagógico na escola de educação infantil visa articular o cuidar e o educar, sem dicotomizá-los... Existem características bastante distintas entre os projetos de trabalho e o projeto politico pedagógico. Explique as diferenças entre eles e de um exemplo para cada um dos tipos. Resp: Projetos de trabalho:  Os projetos de trabalho que se relacionam ao processo, à trajetória de cada turma, ou seja, que pertencem a cada grupo com relação à sua história, aos seus interesses e necessidades específicos, daí a impossibilidade de serem iguais. Cada grupo tem o seu e, então, são muitos os projetos de trabalho dentro de uma escola. Cada projeto de trabalho é de um determinado grupo. Sendo assim, a elaboração deve ser atenta às preferências deste: brincadeiras, conversas, interesses por personagens de contos de fadas, gibis, desenhos, entre outras histórias. Projeto politico pedagógico: Ostetto (2010) esclarece com brilhantismo que os projetos políticos pedagógicos são aqueles de Amplitude, normalmente sugeridos pela direção ou coordenação das escolas e que envolvem todos os níveis da instituição, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ou seja, são um instrumento coletivo. São projetos propostos a fim de trabalhar questões sociais ou políticas importantes no que tange à formação da cidadania. Como por exemplo, a preservação ambiental, responsabilidade de todo cidadão.

17 - O desenvolvimento infantil dá-se por evolução progressiva. Para evoluir efetivamente, são necessárias evoluções cognitivas e vice-versa; portanto a efetividade evolui junto a outras conquistas cognitivas e físicas. . A noção de identidade, a construção do eu é demorada, ocorrendo por etapas. Explique como essa construção sucede durante o período da educação infantil. Resp: A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas, durante o primeiro ano de vida, é marcada pela apropriação corporal. Conhecer e reconhecer as partes do corpo num todo integrado é importante para a diferenciação física do eu e do outro como organismos distintos, ou seja, da distinção por parte da criança em relação aos objetos e ao espaço que a rodeiam. A apropriação ocorre pelo reconhecimento de sua imagem em espelhos, fotografias  entre outras representações. A criança percebe‑se integrada ao ambiente, que envolve o espaço físico, os objetos e outras pessoas. Essa construção também depende da conquista da consciência social. Somente quando ela passa a negar o outro e se opor a ele é que se percebe dentro do ambiente social, mas não como uma parte indissociável. É o que se chama superação da sociabilidade sincrética. A oposição é importante para a criança firmar‑se como um indivíduo que participa de um grupo, mas já não se perde mais, em termos de identidade, dentro dele. É opondo‑se que ela vai construindo sua autonomia e essa etapa ocorre em torno dos três anos de idade.  Por volta de quatro anos, a criança, apesar de ainda não ter seu eu completamente dissociado, apresenta‑se com características mais positivas, esboçando atitudes de boa vontade para com os outros. Há um desejo de se firmar e mostrar, o que a leva a um outro período, no qual está mais consciente do eu . Isso pode ser observado pelo uso adequado que faz dos pronomes eu e meu , em torno dos cinco anos de idade. Diante dessas ideias e comparando‑as com as primeiras experiências escolares das crianças, percebe‑se um grande descompasso, afinal num momento importante de diferenciação entre o eu e o outro, os materiais no ambiente escolar são de todos, durante o tempo todo.

18 - No planejamento das atividades, professor deve lembrar-se de que todos os momentos e espaços são pedagógicos e aproveitá-los , porem é de sua responsabilidade elaborar propostas que auxiliem as crianças na aprendizagem de conceitos específicos... Escolha um dos blocos, descreva um de seus conteúdos específicos e de uma possibilidade de atividade com as crianças de educação infantil. Resp: O professor lembrar-se de que todos os momentos e espaços são pedagógicos. O espaço deve ser um lugar bem iluminado, amplo para manusear os blocos. Elaborar atividades com conceito matemáticos e trabalhar cores a partir da brincadeira. Essas atividades ajudará o professor a conhecer melhor seu grupo e captar seus interesses. Numeros e sistema de numeração – contagem ( recitação oral da sequencia numérica), notação e escrita numéricas ( registro dos números sob varias formas) e operações (em geral com o apoio dos dedos e correspondencia termo a termo) 

User badge image

Bia Bolanho

Há mais de um mês

19 - Quais são os procedimentos adequados no caso de afastamento de uma professora gestante?

Resposta: especialmente no caso da licença maternidade ou outra situação de afastamento do professor da qual se saiba com antecedência. É preciso integrar o novo profissional à rotina em alguns meses antes para que, paulatinamente, aconteça a substituição. Problema maior é o caso da interrupção súbita da convivência. A menos que seja por motivo de morte, o professor deve pensar em sua responsabilidade quando decide afastar se do trabalho, fazendo o de acordo com normas que não afetem emocionalmente as crianças.

20 - Na tirinha da Mafalda inserida a cima, podem –se observar várias crianças chorando por não conseguirem  enfrentar com tranquilidade o primeiro dia de aula....... Cite três medidas a serem tomadas na escola a fim de facilitar a adaptação da criança e explique suas importâncias.

Resp: No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Dependendo da família e da criança, outros membros como o pai, irmãos, avós poderão estar envolvidos no processo de adaptação à instituição. A maneira como a família vê a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade, contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.

Levar objetos para escola de casa, importante que deixe a criança com os objetos que ela se apega se sente bem, ajuda no processo de adaptação. A adequação do ambiente, do material, dos horários de rotina às necessidades, emocional, física e lúdica estabelecendo horários para que a criança evolua no âmbito escolar de acordo com os planejamentos elaborados O professor pode planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, levando em consideração os gostos e preferências das crianças, repensando a rotina em função de sua chegada e oferecendo-lhes atividades atrativas. Ambientes organizados com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos de casinha, baldes, pás, areia e água etc., são boas estratégias.

21 - As aprendizagens ocorrem em um processo continuo e complexo, a avaliação deve levar em conta que, especialmente com crianças pequenas não há como mensurar com exatidão certas aprendizagens dentro de um processo, devendo-se ter, portanto como objetivo principal o sucesso delas na aprendizagem e jamais a seleção daquelas que irão ou não para o ensino fundamental. Sendo assim, de acordo com as orientações do referencial curricular nacional para a educação infantil, a avaliação deve ter como foco a criança, e não o grupo.

De acordo com essas ideias, como o professor deve proceder ao avaliar seus alunos na educação infantil?

Resp: A avaliação serve para reorganizar a prática de atividade pedagógica do professor, ele avalia para ver se as técnicas utilizadas, se os materiais, as formas, as dinâmicas que ele estão adequado ou não a aprendizagem do aluno. Muito mais na Ed INFANTIL que a criança aprende pelas vivências é o instrumento de avaliação adequado é utilizando observação e registro do professor se a criança não desenvolveu determinas habilidades, aprendizagem, o professor vai criar situações para que ela possa manusear materiais para que ela desenvolva aquela atividade, mas não reprova. 

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes