Buscar

Sob o aspecto aduaneiro, quais as tendências apontam para o aprimoramento de inovação e modernização do comércio exterior brasileiro?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Drumond

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços realiza, até sexta-feira (9), em Brasília, o Seminário sobre Indicadores de Facilitação de Comércio (TIF, na sigla em inglês).  

Organizado em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o evento busca criar um espaço de diálogo entre agentes do governo e do setor privado que atuam em operações de comércio exterior.

No encontro, serão apresentados os resultados preliminares obtidos em estudo realizado a partir de dados coletados pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex), grupo formado por setores público e privado que trabalham pela modernização da Alfândega no Brasil.

Análise

Na abertura do seminário, na manhã desta quinta (8), o diretor do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior do MDIC, Flávio Scorza, destacou a importância de se analisar o desempenho brasileiro em facilitação de comércio.

“Os indicadores dão um diagnóstico geral da situação do Brasil em relação a esse tema e permitem comparar nossa situação em relação a outras economias. Além disso, é possível ter boa ideia do impacto da implementação de medidas de facilitação de comércio para nossa economia e para os fluxos de comércio exterior no Brasil”, disse.

A analista da OCDE, Edvokia Moise, referência mundial em Indicadores de Facilitação de Comércio, destacou em sua fala os principais desafios para o Brasil para aprimorar a eficiência administrativa e aduaneira relacionadas às operações de comércio exterior.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Para mitigar ou mesmo extinguir estes problemas, as novas tendências para o mercado internacional e as tecnologias estão providenciando soluções cada vez mais personalizadas para cada tipo de negócio.

Um desses métodos, que figuram como tendência para o futuro do comércio exterior, é o chamado “despacho sobre as águas”, uma das modalidades do Programa Operador Econômico Autorizado – que consiste em um plano para conceder a importadores, exportadores e demais stakeholders do universo de comércio, a condição de empresa segura e confiável para este tipo de comércio. Basicamente, consiste autoridades ficais realizarem a inspeção da carga ainda com o navio em alto mar, o que reduz significativamente o tempo de negociação.

Outra tendência efervescente para o mercado global é a aplicação da Internet of Things, também conhecida como IoT, que está transformando a forma como as cargas eram identificadas e rastreadas, até então. Na prática, funciona uma conexão entre os dispositivos instalados nas cargas e a rede que dados Big Data, outra tendência promissora. O Big Data é o termo utilizado para descrever o grande volume de dados - sendo estruturados ou não – que influencia na análise de informações e, consequentemente, na tomada de decisões e ações estratégicas de negócios por parte dos gestores.

E o blockchain, possivelmente a mais revolucionária de todas as tecnologias mencionadas nesse artigo ou mesmo fora dele, já ouviu falar? Alguns especialistas estão afirmando que o blockchain pode avançar tanto, que se torne mais transformador para o ecossistema dos negócios que a própria internet. Essa tecnologia já está mostrando como as operações de comércio internacional podem ser otimizadas, na prática, com o blockchain, que é uma cadeia de armazenamento seguro para transações entre duas ou mais partes, já existem empresas que já começaram a implantar essa tecnologia em seus embarques.

As criptomoedas, também conhecidas como moedas digitais, são oriundas do blockchain e também pode ser utilizado nas operações de transações internacionais, por serem valores financeiros e descentralizados, além de minimizar o tempo de processamento de pagamentos internacionais de forma significativa, por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais