Buscar

autocomposição atualmente e estimulada pelo sistema judiciario ?justifique com apontamentos legais

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Antes de respondermos tal indagação, devemos conceituar autocomposição. Autocomposição, significa, em suma, a faculdade de as partes acordarem sobre o objeto litigioso, como a forma de satisfação de débito, por exemplo. Em suma, não significa mais do que "acordo".

De acordo com o §3º do art.3.º do Código de Processo Civil, "A conciliação, a mediação e outros meios de solução consensual de conflitos (autocomposição, portanto) deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e menbros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial".

Um pouco mais afrente, em inovação trazida pelo código de processo civil, mais precisamente no art. 190, tem-se que em casos de processo cujo o objeto litigioso admitir autocomposição, é lícito às partes capazes estipular mudanças procedimentais para ajustar às especifidades da causa, assim como ônus e devers processuais, devendo o juiz apenas fiscalizar a legalidade da autocomposição.

Portanto, podemos afirmar que a autocomposição deve ser estimulada pelo sistema judiciário, em virtude, principalmente, de imperativo legal.

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Kauan

Não, pois a autocomposição só pode ser usada em legítima defesa. Fora esse caso, não se pode fazer justiça com as próprias mãos.
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É bastante estimulada pelo CPC, em diversos pontos:

1) Norma fundamental do processo civil (art. 3º, §§2º e 3º, do CPC):

Art. 3º [...]

§ 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

2) Audiência de conciliação ou de mediação que antecede a apresentação da defesa (art. 334 e 335, I e II, do CPC):

"Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência."

"Art. 335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data:

I - da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição;

II - do protocolo do pedido de cancelamento da audiência de conciliação ou de mediação apresentado pelo réu, quando ocorrer a hipótese do art. 334, § 4º, inciso I ;"

3) Incumbência do juiz para promover a autocomposição a qualquer tempo (art. 139, V, do CPC):

"Art. 139. O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:

[...]

V - promover, a qualquer tempo, a autocomposição, preferencialmente com auxílio de conciliadores e mediadores judiciais;"

4) Determinação de criação de centros judiciários de solução consensual de conflitos (art. 165, do CPC):

"Art. 165. Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição."

5) Suspensão de prazos para execução de programa de promoção da autocomposição (art. 221, do CPC):

"Art. 221. Suspende-se o curso do prazo por obstáculo criado em detrimento da parte ou ocorrendo qualquer das hipóteses do art. 313 , devendo o prazo ser restituído por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

Parágrafo único. Suspendem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos."

6) Exigência bilateral de desinteresse na conciliação para cancelamento da audiência (art. 334, §4º, I, do CPC):

"Art. 334. [...]

§ 4º A audiência não será realizada:

I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual;"

7) Produção antecipada de provas que possam viabilizar autocomposição (art. 381, II, do CPC):

"Art. 381. A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que:

[...]

II - a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito;"

8) Admissão da autocomposição em fase recursal (art. 932, I, do CPC):

"Art. 932. Incumbe ao relator:

I - dirigir e ordenar o processo no tribunal, inclusive em relação à produção de prova, bem como, quando for o caso, homologar autocomposição das partes;"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais