Buscar

Quais as diferenças entre inflamação aguda e crônica?

💡 8 Respostas

User badge image

joao pedro florentino

O processo inflamatorio agudo se carecteriza por um processo de defesa do organismo a uma agressão imediata...Ele inicia-se em segundos e pode durar até alguns dias... Os processos nele envolvido são: vasodilatação, aumento da permeabilidade capilar, posteriar diapedese, um infiltrado inflamatório predominante polimorfonuclear, ou seja, neutrófilos com poucos linfócitos ou macrófagos. É um processo que irá ocorrer a regeneração do tecido.
Ja a inflamação crônica, a principal caracteristica é a presença concomitante da lesão e da tentativa de regeneração, leia-se fibrose. O processo é longo, dura anos, e é marcado por um infiltrado predominante mononuclear, ou seja, macrófagos, linfócitos T e B, fibroblastos e miofibroblastos. Ocorre produção de matriz e do chamado tecido de granulação. A cicatrização, outro processo característico de inflamação cronica pode ser de 1 ou 2 intenção.
Como exemplo da inflamação aguda, temos por exemplo uma queimadura leve ou um simples arranhão
Ja a crônica, a cirrose hepática é um bom exemplo.

3
Dislike0
User badge image

joao pedro florentino

processo inflamatório agudo = é um processo de defesa do organismo de início curto ( de dias)
processo inflamatório crônico= é um processo de defesa do organismo de longa duração ( semanas / meses/anos )

2
Dislike0
User badge image

Rafa Henriques

A inflamação aguda é uma resposta rápida com a finalidade de transportar leucócitos e proteínas do plasma para os locais de infecção ou tecido lesado. É composta por alteração no calibre vascular que leva ao aumento do fluxo sanguíneo, a mudanças estruturais na microvasculatura e emigração dos leucócitos, seu acúmulo e sua ativação.  A inflamação aguda pode evoluir para resolução completa, cura por fibrose ou progressão para inflamação crônica. Ela pode apresentar diversos padrões morfológicos, como Inflamação serosa, sendo um exemplo bolha na pele resultante de queimadura, Inflamação fibrinosa,característica de inflamação no revestimento de cavidades, como no caso das meninges e da pleura, Inflamação Supurativa ou purulenta – é caracterizada pela produção de pus. como no caso de apendicite aguda, Inflamação úlcerosa, encontrada, normalmente, na mucosa do trato gastrointestinal, genitourinário e na pele.

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais