Buscar

QUESTÃO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

No inicio do exercício progressivo, observa-se o aumento da pressão arterial, a qual pertence nesse patamar enquanto durar o exercício. Após o termino do mesmo, a pressão aterial diminui, atingindo valores mais baixos que aqueles observados antes do exercício. Qual explicação para estas alterações?

💡 2 Respostas

User badge image

Mayanne Torres

o aumento da pressao arteria durante o exercicio ocorre pelo aumento da frequencia cardiaca que consequentemente é aumentada pela intensidade do exercicio.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Além de aumentar nossa resistência física e emocional para lidar com as pressões do dia-a-dia, a atividade física igualmente contribui com a redução da pressão arterial: recentes estudos demonstraram que, após uma semana de prática de exercícios aeróbios, como caminhada e natação, ocorre uma diminuição das substâncias que atuam no sistema nervoso e podem elevar a pressão. Não é à toa que os médicos preconizam que a atividade física é a grande aliada da saúde. Esclareça abaixo as dúvidas mais comuns a respeito do assunto e mexa-se!


A atividade física contribui com a redução da pressão arterial e, assim, ajuda a controlar outros fatores de risco que normalmente estão associados à hipertensão, a exemplo da obesidade, dos níveis elevados de colesterol, do diabetes e do estresse. Para quem faz tratamento com anti-hipertensivos, a prática constante de exercícios pode resultar na diminuição da dose do remédio e, com um acompanhamento médico adequado, até na interrupção do uso do medicamento. A atividade física ainda tem ação preventiva nesse capítulo. Dados mostram que indivíduos ativos e com bom condicionamento físico apresentam menos risco de desenvolvimento da hipertensão arterial. Convém lembrar que as alterações fisiológicas promovidas pela atividade física ocorrem tanto durante quanto após o período de sua realização.


As adaptações fisiológicas inseridas nesse contexto percorrem diversos sistemas, entre eles o cardiovascular. O exercício físico é capaz de melhorar a liberação e sensibilidade de diversos hormônios que regulam o comportamento de nossos vasos e músculos, como é o caso do músculo cardíaco. Isso acontece de maneira sistêmica, ou seja, de uma forma global, abarcando desde o seu cérebro até os vasos do seu “dedão do pé”.

Fonte:

http://www.fleury.com.br/saude-em-dia/artigos/pages/o-impacto-da-atividade-fisica-na-sua-pressao-arterial.aspx

https://www.iespe.com.br/blog/exercicio-fisico-reduz-a-pressao-alta/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais