Buscar

diferencie relação de emprego de relação de trabalho.

💡 2 Respostas

User badge image

Rariana Santos Pereira

relaçao de emprego: entre empregado e empregador, quando os serviços começam a ser prestados.

relaçao de trabalho: quando se firma um documento, sob tempo determinado ou indeterminado, se obrigar a realizar atos, executar obras.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Relação de trabalho é expressão genérica que indica toda prestação que tem como uma das obrigações o fazer humano; a mão-de-obra humana; a força humana como transformadora. Pra Maurício Godinho Delgado (2017), são "caracterizadas por terem sua prestação essencial centrada em uma obrigação de fazer consubstanciada em labor humano."

Assim, engloba como espécies, exemplificativamente, o trabalho autônomo, o trabalho voluntário, o trabalho eventual, o estágio e, também, a relação de emprego.

Relação de emprego é, portanto, uma espécie de relação de trabalho, em que estão presentes elementos bem definidos: subordinação, habitualidade (ou não-eventualidade), onerosidade e pessoalidade.

Por subordinação, se entende que haverá acolhimento, pelo empregado, do poder de direção detido pelo empregador, ou seja, é ideia que se liga diretamente à submissão a uma escala hierárquica, nos aspectos gerenciais, disciplinares, normativos e de direção do empregador. Este elemento diferencia o emprego do trabalho autônomo.

Já habitualidade, ao contrário do que pode parecer, não requer a continuidade diária da prestação, ainda que esta seja a situação normal, mas de forma permanente, com constância na prestação, com a não eventualidade. Não ocorre de vez em quando, mas sempre naqueles períodos específicos determinados. Exemplo clássico é do barman que trabalha em boates todos os sábados. Diferencia o emprego do trabalho eventual.

Por onerosidade, se requer a contraprestação dada em troca do labor humano que é prestado, não podendo ser a mera restituição de quantias gastas ou ajuda de custo. É o elemento que diferencia emprego e trabalho voluntário.

Por fim, por pessoalidade se requer a prestação feita por pessoa física, sem substituição por terceiros, salvo hipóteses excepcionais e admitidas pelo empregador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais