Buscar

Abra o código penal na Parte Especial e dê um exemplo de sanção ou preceito secundário

💡 2 Respostas

User badge image

Roberta Oliveira

A Sansão Penal é a punição estabelecida em lei penal. Atualmente fortemente representada pelo instituto da prisão, porém existem outras formas de punição. A sanção penal pode ser de duas espécies:
a) pena;
b) medida de segurança

Exemplo do Código Penal: Art. 121: “Matar alguém”.

Pena – reclusão de 6 a 20 anos.

Causa de aumento de pensa no homicídio doloso – MAJORANTES: Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos.

Obs: as majorantes do homicídio doloso cabem em todos as espécies de homicídio.

Ex: Se o homicídio for por asfixia, que é uma qualificadora, será considerado homicídio qualificado. Ou seja, mudará os patamares da pena, ou seja, além de ser fixada entre 6 a 20 anos, será fixada entre 12 a 30 anos.

Se ele for feito homicídio por asfixia com motivo de matar o estuprador da filha será um homicídio qualificado (asfixia) privilegiado, por que tem relevante valor moral de o pai matar o estuprador da filha. A pena será fixada entre 12 a 30 mas terá a redução de 1/6 a 1/3.

Se for homicídio por asfixia, matando o estuprador da filha, sendo esse maior de 60 anos, será um homicídio qualificado, privilegiado com majorante do homicídio doloso, que é matar alguém com maior de 60 anos.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A norma penal incriminadora em teses tem duas partes ou preceitos. O preceito primário onde indica a conduta que o legislador quer punir e o preceito secundário que é onde o legislador cominou a penalidade. Exemplificando:

(Homicídio) - Rubrica

(Art. 121 - Matar Alguém) - Preceito primário.

(Pena - reclusão de 6 a 20 anos) - Preceito secundário. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais