Buscar

Qual a diferença entre recepção,revogação e prestinaçao

💡 3 Respostas

User badge image

Janaína Przybulinski

Revogação é quando Lei nova faz com que lei velha passe a não ter mais validade, pode ser total: chama-se ab-rogação ou parcial, derrogação, assim uma lei revogada nao tem mais vigencia.

Recepção significa dizer que alguma lei que ja existia antes de 1988 foi de encontro ou encontra-se de acordo com a nossa Constituição Federal de 1988;

ja a Repristinação, é a possibilidade de uma lei revogada voltar a ter vigência (caso que nao ocorre no Brasil, a nao ser que lei nova dispunha expresssamente neste sentido).

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Recepção ocorre quando uma nova ordem constitucional admite a validade/constitucionalidade de norma que foi estabelecida na vigência de ordem constitucional anterior.

Revogação ocorre quando norma posterior  expressamente a declare, quando seja incompatível com norma anterior ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (art. 2º, §1º, da LINDB:

"Art. 2o  Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.        

§ 1o  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior."

Repristinação é a restauração de lei revogada em razão de lei que revoga a revogadora. Como isso acontece? Exemplifiquemos: Lei A é revogada pela Lei B. Se sobrevier uma Lei C que revogue a Lei B, isso não significa que a Lei A voltará a valer, salvo comando expresso.

"Art. 2º, da LINDB [...]

§ 3o  Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais