Buscar

(b) Se o avião está voando horizontalmente e repentinamente vira para a direita, seu nariz tenderá a realizar que movimento? Explique o motivo.

fundamento da fisica

💡 3 Respostas

User badge image

Eliogério de Sá Rocha

Tende a permanecer em movimento retilineo uniforme, na direção horizontal. Devido a inercia: o corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Há uma controvérsia sobre a explicação para a sustentação dos aviões no ar. Para alguns pesquisadores, a justificativa baseada no Princípio de Bernoulli não resolve questões práticas do vôo, que seriam melhor compreendidas com a aplicação das Leis de Newton. Entretanto, há quem argumente que, apesar do modelo de Bernoulli geralmente ser apresentado de forma errada, ele também pode ser usado para explicar o fenômeno. Sabemos que o principal obstáculo nas primeiras tentativas para colocar um avião no ar era o seu peso, uma força causada pela  gravidade, mas com alguns diferentes formatos na aerodinâmica dos corpos, conseguiu-se controlar este problema, de forma artesanal no início. Nos estudos e pesquisas feitos pelos cientistas das várias épocas, verificou-se que o ar, fluído que será responsável para sustentar uma aeronave em vôo é composto de alguns elementos, entre eles, nitrogênio, oxigênio e água, com isto podendo sofrer alterações em grandezas como a densidade, temperatura e pressão. Estas mudanças na atmosfera estão relacionadas entre as diferenças de temperatura e pressão entre as várias massas de ar que circulam, originando deslocamentos das camadas, dando início aos ventos, que poderão ser úteis ou desfavoráveis ao vôo. Em um movimento repentino para a direita, pelo princípio da inércial, o nariz do avião tenderá a se movimentar para a esquerda.

0
Dislike0
User badge image

Luiz Fernando

O avião realiza o movimento denominado guinada adversa. Guinada adversa é a tendência de uma aeronave a guinar na direção contrária da rolagem. Ela é causada pela diferença no arrasto de perfil entre a deflexão ascendente e descendente dos ailerons, a diferença na sustentação e, assim, no arrasto induzido entre as asas esquerda e direita, bem como uma rolagem contrária do vetor sustentação de cada asa sobre o eixo lateral, devido a trajetória de rolagem da aeronave.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais