Buscar

A musculatura dos átrios é diferente dos ventrículos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ismaiara B

existe o sincício atrial e o ventricular, que se contraem quase como o múculo estriado esquelético, porém com maior duração. O motivo dos átrios contraírem antes dos ventrículos, que pode ser a causa da sua dúvida, é que geralmente o potencial de ação não passa do átrio para o ventrículo diretamente pelo sincício por causa do tecido fibroso.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As aurículas são dilatações dos átrios, sendo à direita maior que a da esquerda. Na parte superior temos os seguintes vasos: Veia cava superior e veia cava inferior, veias pulmonares, artéria pulmonar esquerda e direita e artéria aorta (dividida em três partes: artéria aorta ascendente, arco aórtico e artéria aorta descendente). Na parte inferior encontra-se mais presente o ventrículo direito e uma parte do esquerdo. Veja:

coração vista anterior


Externamente os óstios atrioventriculares correspondem ao sulco coronário, que é ocupado por artérias e veias coronárias, este sulco circunda o coração e é interrompido anteriormente pelas artérias aorta e pelo tronco pulmonar.
O septo interventricular na face anterior corresponde ao sulco interventricular anterior e na face diafragmática ao sulco interventricular posterior.


O ventrículo esquerdo, após receber o sangue dos pulmões pela veia pulmonar através do átrio esquerdo, bombeia o sangue para todo o corpo. Já o ventrículo direito recebe o sangue depositado no átrio direito pela veia cava, a qual traz o sangue venoso do corpo para ser repassado aos pulmões (onde há a descarga de CO2 e oxigenacão deste) e posteriormente levado -novamente- ao ao átrio esquerdo, completando o ciclo. Logo, o ventrículo esquerdo tem uma musculatura mais desenvolvida por que utiliza-se de um maior esforço para bombear o sangue por um percurso vascular muito maior (o do corpo) do que o que o ventrículo se incumbe (o dos pulmões).


Dessa forma, os átrios e ventrículos possuem musculatura semelhantes.

Fonte:

http://pontobiologia.com.br/resumao-anatomia-coracao/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais