Buscar

o que significa e qual relevancia da autonomia da v das partes numa relação contratual?ontade

💡 3 Respostas

User badge image

Thaís de Jesus

Princípio da autonomia da vontade ou privada

É o princípio que afirma o poder às partes de dispor de seus próprios interesses mediante acordos (COELHO-2012). A vontade dos contratantes tem eficácia jurídica, devendo ser respeitada. Desde o direito romano as pessoas são livres para contratar com quem quiserem, se quiserem e sobre o que quiserem. Com a Revolução Francesa e o individualismo esse princípio atinge o ápice de sua importância e influência na vida dos cidadãos. É positivado no nosso Código Civil no art. 421, que estabelece que “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato” e ainda no art. 425, que prevê ser “lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código”.

No entanto este princípio não é absoluto, encontrando limites nos artigos acima transcritos e em outros princípios contratuais. Com o passar do tempo, e principalmente após a Revolução Industrial, a sociedade como um todo percebeu que o liberalismo praticado após a Revolução Francesa não atendia todos os anseios da população, o que trouxe limitações à liberdade de contratação.

Uma grande limitação deste princípio é a proteção da parte mais fraca na relação contratual, bem como o princípio da supremacia da ordem pública, a moralidade e o princípio da boa-fé objetiva. A ausência de plena consciência entre os contratantes também é um delimitador da autonomia da vontade, pois são anuláveis os contratos eivados de erros, dolo e outros defeitos (CC, art. 171II).

1
Dislike0
User badge image

renan torres

Bem, a autonomia da vontade das partes num contrato tem uma tremenda relevancia, pelo motivo de que eu ou vc podemos escolher o que, com quem e como numa relação contratual, isso seria autonomia da vontade das partes  numa relação contratual 

 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A autonomia da vontade é pressuposto essencial de validade das relações contratuais. Isso porque um negócio jurídico formalizado por alguém incapaz para tanto ou com vontade viciada por erro, dolo, coação ou fraude poderá ser questionado e até mesmo anulado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais