Buscar

Há diferença fisiológica e/ou histológica entre o corpo e o fundo do estômago? Se sim, o quê difere?

💡 3 Respostas

User badge image

Pietro Boschi

a diferenca e que eu n sei

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Mucosa: A túnica mucosa do estômago tem múltiplas dobras, sulcos e criptas. É dividido em três camadas: epitélio, lâmina da mucosa e lâmina muscular da mucosa. Células: mucosas do pescoço que produzem muco; células parietais e produzem ácido clorídrico e fator intrínseco; células principais produzem pepsinogênio e lipase gástrica e células endócrinas.

Tunica submucosa: Formado por tecido conjuntivo moderadamente denso (tecido de suporte que conecta ou une as várias partes do corpo), no qual existem numerosos vasos sanguíneos, vasos linfáticos e terminações nervosas. Está sob a mucosa e forma o plexo de Meissner.

Muscular: Dentro dele existem três camadas de músculo liso que são: internas ou oblíquas, médias ou circulares e externas ou longitudinais. A túnica muscular é formada de dentro para fora por fibras oblíquas, estrato circular e estrato longitudinal. A túnica do músculo gástrico pode ser considerada como o músculo gástrico porque, devido às suas contrações, o bolo alimentar se mistura com os sucos gástricos e se move em direção ao piloro com movimentos peristálticos.

Tunica serosa: A túnica serosa, constituída por tecido conjuntivo frouxo estofado por uma camada epitelial chamada mesotélio, envolve o estômago em sua totalidade, expandindo-se em suas curvaturas para formar o omento menor, o omento maior e o ligamento gastrofrênico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais