Buscar

Durante o potencial de ação e após a fase de hiperpolarização, o potencial de membrana fica mais negativo. O que explica o potencial subir novamente?

Durante o potencial de ação e após a fase de hiperpolarização, o potencial de membrana fica mais negativo do que era na célula em repouso. O que explica o potencial de membrana subir novamente para o valor normal?

💡 2 Respostas

User badge image

João Vitor Tomasi Basei

Depende da célula, mas no geral, é um mecanismo de homeostase realizado pelas bombas de íons não dependentes de voltagem (como por exemplo a Bomba de Na/K).

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quando temos duas células com diferentes potenciais elétricos, dizemos que existe entre elas uma diferença de potencial (d.d.p). Consequentemente, se ligarmos essas duas células através de um fio condutor, no caso o axônio, haverá uma corrente elétrica (impulso nervoso) no sentido da célula que possui mais elétrons (potencial negativo) para a que possui menos (potencial positivo).


O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por um estímulo. Quando uma célula nervosa é excitada por um estímulo que atinja o seu limiar de despolarização (-65mV), um potencial de ação é gerado dentro da lei do tudo ou nada. O potencial de ação é caracterizado por três etapas diferentes: despolarização, repolarização e hiperpolarização.


Quando uma célula recebe um estímulo inibitório, ocorre a saída do íon potássio (K+) e a entrada do íon cloro (Cl-), tornando o meio interno da célula mais negativo e o meio externo mais positivo, inibindo a propagação do potencial de ação.Dessa forma, essa subida refere-se à hiperpolarização que dura alguns milissegundos e, nesta fase, a d.d.p. pode chegar até a -90mV.

Fonte:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/potencial-de-membrana/66158

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais